sábado, 16 de novembro de 2013

Súditos de um reino eterno- Salmo 101


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 101
Súditos de um reino
Comentários do Pr. (Heber Toth Armí)
O Salmo 101 é considerado por muitos como o código de ética a todos os que em verdade querem servir a Deus, o soberano Rei dos reis; tanto quanto Davi o escreveu como guia aos seus servos no palácio. Sendo que Davi, um pecador descreve o caráter do servidor que o auxiliaria como rei, quanto mais Deus espera daqueles que irão reinar com Ele no reino dos Céus. Davi desejava que seu reinado fosse diferente daquele que teve Saul, então ele estabeleceu normas aos outros e se dispôs se praticá-las em Sua própria casa, a fim de não ser hipócrita apenas exigindo dos outros sem ser exemplo dessas mesmas práticas (vs. 1-2). O fiel servo de Deus se recusa a prejudicar àquele por quem Cristo morreu; ele luta pela justiça, não combatendo o injusto, mas as suas práticas injustas, tanto em si mesmo quanto nos outros (vs. 3-5). O bom servo de Deus se envolve com outros servos de Deus, distanciando-se daqueles que servem ao pecado; suas companhias não são os perversos e corruptos, mas pessoas sinceras, piedosas e consagradas (vs. 6-8). Cuide que teu coração não seja perverso, que tua boca fale só o que for louvável e que teu olhar não seja altivo e teu coração soberbo. Reflita: Você pertence ao reino de Deus ou o reino das trevas? Quem exerce influencia sobre você, a mídia secular ou as Sagradas Escrituras? Quais os princípios que regem a tua vida, do mundo ou de Deus? A quem você serve, a Deus ou a ti mesmo? De qual reino é você?

O rei Davi fala inspirado pelo Espírito Santo representando o Reino Celestial. O reino de Davi seria ampliado pelo Filho de Davi, O Rei Messias. E, todo aquele que se torna súdito do reino de Deus deve dar atenção às palavras do Salmo 101 procedente da divina inspiração. Tanto quanto Davi representava o caráter de Deus e do Seu reino na Terra, todos os súditos do reino de Deus deve viver focado nas palavras deste Salmo. O cristão se torna representante de Deus na Terra assim como na monarquia israelita o rei deveria ser a extensão do reino divino. Desta forma, nunca o cristão deve ter seu senso de justiça ditado por filosofias humanistas. Ele deve buscar na Palavra de Deus as corretas diretrizes para a vida prática no dia a dia:
1. Cante do amor e da justiça de Deus; louve o Seu nome (v. 1);
2. Porte-se com inteligência no caminho reto aguardando a vinda do Senhor (v. 2);
3. Ande em tua própria casa com coração sincero, o lugar mais difícil de ser cristão (v. 2);
4. Não coloque nenhuma coisa má diante de teus olhos, cuidado com a TV e internet (v. 3);
5. Seja intolerante com as atitudes dos apostatados a fim de que não sejas influenciado (vs. 3-4);
6. Pregue a justiça de Deus sobre o que difama e calunia ao seu próximo (v. 5);
7. Distinga o comportamento arrogante e desvie-se dele (v. 5);
8. Revele o plano de Deus sobre os que vão entrar no reino dos Céus, morar com Ele e servi-lO (v. 6);
9. Esteja determinado a não se contaminar envolvendo-se com o engano, por meio de pessoas falsas, fraudulentas e corruptas (vs. 8-9).
Comece a aplicar a tua vida cada um desses princípios do Salmo 101. Determine-se não contaminar com pecado nenhum. Diga ao mundo que o reino a que você pertence não é deste mundo.

Agir corretamente surge de um coração que almeja a justiça e o amor de Deus, os quais regem o Seu reino e devem reger o coração de todos os Seus súditos. O Salmo 101 é didático e prático, teológico e ético; ele revela a determinação e o comportamento de quem se submete a Deus e a Seu reino aqui na Terra exemplificado nas resoluções do rei Davi, o homem segundo o coração de Deus. Aquele que entra para o reino de Deus deve ter discernimento espiritual a fim de escolher o que faz bem a sua alma e descartar o que faz mal. A primeira coisa, antes de fazer um propósito com o Rei dos reis, é preciso reconhecer que Deus é juízo e também misericórdia (v. 1), o que Ele espera de Seus filhos ou súditos (v. 2) e o que se está disposto a fazer por amor a Ele (vs. 3-8). Ao andar com integridade buscando com sinceridade a vida longe da pecaminosidade que caracteriza o reino satânico é preciso eliminar a calúnia, programas corruptos, relacionamentos com pessoas duvidosas, todo tipo de atividades que não edificam a alma e atitudes de prejudicam ao próximo. Assim será possível adorar a Deus em espírito e em verdade (v. 1). Eleve os teus olhos a Deus e diga-Lhe: “Santo e eterno Deus, sei que és um Deus terno, mas também justo. Dá-me a capacidade de viver a altura de teus ideias. Confiando na graça de Jesus, amém!"
Heber Toth Armí

Curta e compartilhe:
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”
  
Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...