segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Calma em Deus- Salmos 131


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 131
Calma em Deus
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
Pecado é independência de Deus. E a vida consiste em total dependência de Deus. Portanto, o pecado causa a morte. Aquele que independe de Deus é arrogante, orgulhoso, egoísta e soberbo, mas aquele que ora verdadeiramente deve morrer para tudo isso. A humildade caracteriza a oração de quem se submete a Deus. Leia os três preciosos versículos do Salmo 131. Coloque em prática as preciosas lições de vida contidas neles; as quais são:
1. Aquele que ora de verdade a Deus não anseia grandezas, pois sua maior riqueza é pertencer a Deus (v. 1). Como disse Deise Reis, “A dependência de Deus é o caminho da felicidade”.
2. Aquele que ora com humildade aceita as condições que Deus há designado, e como diz o ditado, floresce onde foi plantado (v. 2). Como disse Charles Swindoll, “Não existe um lugar mais seguro ou mais gratificante do que o centro da vontade de Deus, independente de qual seja ela”.
3. Aquele que orou de verdade com humildade erguerá a sua voz e levará esperança àqueles que precisam aprender a confiar em Deus e a esperar em Suas promessas (v. 3). Quem vive com Deus dirá aos outros como disse o Pr. Helmut H. Kramer, “Nenhuma pessoa se aprofundou tanto no pecado que não possa obter perdão ao pé da cruz. Há esperança para cada um de nós”

Deus é a esperança de todo aquele que crê. O comentarista M. F. Unger disse sobre o Salmo 131 que a “Experiência do salmista de serena submissão [vs. 1-2], é um exemplo para [toda] nação [v. 3)”. Ao meditar na tua vida com a tua Bíblia aberta, leia o Salmo 131 e reflita comigo: As páginas de nossa vida estão cheias de pequenas e grandes surpresas. Tem capítulos de alegrias, como também capítulos tristes. Há histórias cheias de mistérios, sonhos, sofrimentos e decepções... Mas, não rasgue nenhuma página. E, ao recapitular cada história, não pule os capítulos por mais sombrios que sejam. Não se apresse para desvendar os muitos mistérios da vida. Olhe para Deus, mas nunca perca as esperanças. Pois no livro da vida de quem confia nEle, Ele é o autor da história e Ele está redigindo uma história maravilhosa para você. O teólogo Jaques Doukhan disse que “A religião da esperança não é passiva, não pode ser diluída em alguma utopia futurista”. É por isso que aquele que confia em Deus convida outros a esperarem nÊle, “desde agora e para sempre”. Viver dependente de Deus é estar seguro de que a vida está inteiramente entregue e Ele. O eu malvado, independente, libertino, soberbo, altivo, foi rendido à vontade soberana de Deus. A capacidade de optar não foi anulada; foi educada, redirecionada para aquilo para qual foi criada: fazer a vontade de Deus.

O Salmo 131 apresenta a simplicidade da alma sincera que se aproxima de Deus para expressar com prazer a integridade de seu coração manifestada no relacionamento com Ele e com o mundo em que vive. O Salmo ensina três preciosas lições práticas para a vida nos dias atuais:
1. Quem vive com Deus e é moldado por Ele não será vaidoso, orgulhoso, ganancioso, arrogante, soberbo; mas será humilde, sincero, dependente, submisso diante de Deus e de Sua Palavra (vs. 1-2).
2. Quem vive com Deus é confiante em Sua proteção e depende de Seus planos, portanto ele não reclama, não condena e nem critica; pelo contrário, por pior que seja a situação, estará sossegado, tranquilo e confiante como uma criança nos ternos braços de sua mãe (vs. 1-2).
3. Quem vive com Deus preciosas experiências de vida aqui neste mundo e, confia tudo a Seu controle certo de que Ele sabe o que fazer e está conduzindo para o destino certo de paz, amor e vida eterna proclamará esta esperança a toda nação, tribo, língua e povo (v. 3).
Desta forma, as poucas palavras deste tão pequeno Salmo nos incentivam a dar testemunho do resultado de confiar em Deus e depois apelar aos outros a também esperarem em Deus e confiar em Seus planos soberanos, principalmente renderem-se ao plano de redenção. Ore ao Senhor agora sem demora: "Soberano Deus, não me deixe tomar conta de minha vida para não arruiná-la mais ainda. Cura meu coração, perdoe meus pecados e livra-me de mim mesmo. Ensina-me a confiar plenamente em ti. Em nome de Jesus, amém!"

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...