quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Excelência da lei Divina-Salmos 119


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 119
Excelência da lei Divina

Comentários do Pr. Heber Toth Armí
O Salmo 119 é extraordinário, Charles Spurgeon escreveu um livro com 230 páginas sobre ele, intitulado: “Salmo 119 – O Alfabeto de Ouro”, pelo fato deste Salmo ser alfabético em que cada grupo de oito versículos começa com cada uma das 22 letras do alfabeto hebraico. Dentre tantas coisas que o Salmo revela, minha ênfase vai para o que ele diz sobre a Palavra de Deus, a base do verdadeiro reavivamento espiritual: A Palavra de Deus purifica (v. 9) preserva a vida (v. 25), produz reavivamento (v. 107), fortalecimento (v. 28), libertação, salvação (v. 41); apresenta a piedade de Deus (v. 58); promove as bênçãos divinas (v. 65); consola o aflito (v. 76); dá entendimento, discernimento ao que se aplica a estudá-la (v. 169) e livramento aos que suplicam (v. 170). Então, não perca teu tempo com TV, filmes, futebol, novela, jogos, sites indecentes, etc. Reaviva-te participando do projeto “Reavivados por Sua Palavra”. Faça um compromisso com o Deus da Palavra de ler cada dia um capítulo da Bíblia e assuma seriamente esse compromisso. Se assim você fizer tua vida certamente não será mais a mesma!

Da mesma forma que as muitas palavras são insuficientes para explicar o amor, elas são escassas para revelar as maravilhas da Lei de Deus; pois a Lei de Deus é amor, tanto quanto Seu autor. O Salmo 119 é o maior dos Salmos e o maior capítulo da Bíblia. Porém, com seus 176 versículos ele não é exaustivo e final ao tratar da Lei do amor. Há grandes vantagens em ler, estudar, aceitar, praticar e viver a Palavra de Deus. Os resultados de quem se dedicar diuturnamente à reflexão desta Palavra perceberá que:
1. Ao ser praticada, a Palavra de Deus limpa a alma e purifica a mente (v. 9);
2. Ao ser guardada no coração, a Palavra de Deus é preservada na vida (v. 11);
3. Ao apegar-se à Palavra de Deus, ela revigora e fortalece o corpo e a mente (v. 28);
4. A exposição da Palavra de Deus dá luz e entendimentos aos simples (v. 130);
5. Ao dedicar tempo de madrugada para meditar na Palavra de Deus, haverá instrução à vida diária (vs. 147-149);
6. Ao reverenciar a Palavra de Deus os temores desaparecerão (vs. 160-161);
7. Ao alegrar-se na Palavra de Deus haverá alegria maior que aquele que se alegra com riquezas, luxos e prazeres mundanos (v. 162).

Você já esqueceu o que leu nos primeiros Salmos? Deus quer que você se lembre ao chegar no Salmo 119. Para o povo de Deus “superar sua amnésia histórica e teológica, a Palavra escrita de Deus tem de recuperar a proeminência expressa nos salmos 1 e 19. Assim, o capítulo mais longo do livro é dedicado ao assunto” (Paul R. House). Deus não quer que você se esqueça, por isso, de forma didática, Ele inspirou o salmista a escrever 179 versos sobre a Sua Lei, Seus estatutos e a importância de Sua Palavra que está firmada nos Céus (vs. 89), é perfeita demais que chega a ser indefinível pela finita mente humana (v. 96), é eternamente justa (v. 44), plenamente fiel e permanentemente relevante (v. 60). Ela oferece instrução, compreensão, direção, motivação e confirmação aos justos (vs. 33-40). Conduz às pessoas a boas companhias (v. 63) e a combater ao mal (v. 104). Nos momentos críticos da vida ela oferece esperança (vs. 105-112). A lista poderia continuar, mas a lição é clara: A Palavra de Deus é perfeita e preciosa. Agora que você entendeu tudo isso, ore: “Senhor Deus, perdão por negligenciar a Tua Palavra. Reconheço que não tenho dedicado o devido tempo a meditar neste tão precioso Livro, que é a Bíblia. Dá-me fome por tua Palavra. Reaviva-me por Tua Palavra. Orienta-me através de Tua Palavra. Em nome de Jesus, o Verbo que se fez carne, amém”.

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...