domingo, 22 de dezembro de 2013

Lições da escravidão-Salmos 137


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 137
Lições da escravidão
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Lições da escravidão, o pecado é o maior escravizador de pessoas. Leia o Salmo 137 e medite nos sentimentos daqueles que vivem a pior escravidão. Considerando que Israel tornou-se escravo da Assíria como resultado de ser cativo do pecado, destaco as seguintes aplicações:
1. O cativo, preso aos pecados, longe de Deus, chora o choro da depressão (v. 1);
2. O cativo, escravo do pecado, desobediente a Deus, experimenta o poder do desânimo (v. 2).
3. O cativo, dependente do pecado e independente de Deus, enterra seus dons e talentos (v. 3).
4. O cativo, experimentando o efeito do pecado, sempre tem uma desculpa para não testemunhar (v. 4).
5. O cativo, longe da igreja de Deus, se enche de nostalgia, a alegria fica apenas na lembrança (vs. 5-6).
6. O cativo, pode até orar, mas suas orações estarão carregadas de vingança, raiva, que revelam a alma cheia de amargura (vs. 7-8).
7. O cativo, sofrendo os efeitos de sua independência de Deus, vê alegria na desgraça dos outros; isso é resultado do ódio reinante no coração, quando Deus não reina (v. 9).

Os sentimentos negativos surgem de um relacionamento vazio com Deus ou a falta de relacionamento. Israel tornou-se cativo da Assíria de 734 a 721 a. C. devido à ausência de relacionamento íntimo com Deus. O cativeiro é real, mas vai além do mero cativeiro físico, fala do cativeiro espiritual. O pecado escraviza! O pecado destrói a felicidade! O pecado arruína o futuro e azeda a alma. O Salmo 137 é um texto que, como um raio X divino, revela os sentimentos de quem vive a escravidão, seja físico ou espiritual. A lembrança de quem está no cativeiro produz lamento, depressão e choro (v. 1); o estado de ânimo é tão deprimente que impede o cativo de cantar (v. 2); o pedido dos incrédulos se torna uma afronta aos crentes sem Deus (vs. 3-4). Algo positivo no texto é que nostalgia, letargia e distância da Casa de Deus não são razões suficientes para apagar a saudade da cidade de Deus (v. 5). Diz o Salmista que é preferível perder a habilidade da mão direita que esquecer Jerusalém, ou seja, a Nova Jerusalém; é preferível que a língua se apegue ao paladar antes que se esqueça dela (v. 6). O fato é que se você não esquecer do Céu há uma grande chance de você não se esquecer de Deus mesmo vivendo longe, bem longe dEle. Agora, se você já não se importa mais com o Céu, nem com Deus, nem com Sua igreja... não tem o que fazer a não ser viver desesperado no pecado!

O Salmo 137 é nostálgico, pessimista, carregado de tristeza, esmagado pelo desânimo, marcado pela aflição e moldado pela amargura. Ele revela o espírito dominante de quem longe de Deus experimenta a escravidão do pecado (no caso de Judá é na Babilônia para ilustrar a realidade do pecado). Neste contexto, as oração dos judeus são juízos destrutivos sobre o inimigos para alegrarem-se com a desgraça deles (vs. 1-7), desejo de vingança e destruição contra Babilônia por ter-lhes levado cativo, mas não contra os pecados que os afastaram do cuidado e proteção de Deus (vs. 8-9). Com este Salmo gosto de introduzir um sermão que tenho sobre o Salmo 126, quando Deus restaura o cativo do cativeiro. Deus muda a tristeza em alegria, a dor em testemunho, o desespero em esperança, as lágrimas em sorrisos... Portanto, não perca tempo com o pecado, ele te escraviza e azeda a alma; invista teu tempo em Deus, Ele te liberta e te transforma totalmente. Assim como não há vida pior no pecado, não há nada melhor que viver com Deus. Clame a Deus não contra inimigos que te assolam, mas contra o pecado que te torna vulnerável e te leva à escravidão e à desgraça. Aceite a graça de Deus e seja reavivado espiritualmente nesta nova semana. Ore: “Senhor, liberta-me de meus pecados, eles são meus maiores inimigos. Por tua graça livra-me das minhas desgraças. Em nome de Jesus, amém”.


Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Um comentário:

  1. Ótimo estudo estou afastado e vejo um estudo maravilhoso. Espero ter oportunidade de ver mais estudos assim.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...