sábado, 7 de dezembro de 2013

“Vamos à Casa do Senhor”Salmos 122


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Salmos 122
“Vamos à Casa do Senhor” 
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

O Salmo 122 pode ser aplicado em três aspectos:
1. Aplicação específica: Israelitas peregrinavam a caminho de Jerusalém (Sião) cantando este Salmo pelo caminho, o qual pode ser divido em três partes: [1] Salmo da peregrinação (vs. 1-2), [2] canção à Cidade de Jerusalém (vs. 3-5) e, [3] oração e benção em prol de Jerusalém (vs. 6-9). Neste contexto, cada palavra do Salmo aplica-se à peregrinação do salmista e seus companheiros rumo ao Templo de Jerusalém.

2. Aplicação geral: No cristianismo, este Salmo se aplica à reunião congregacional do povo de Deus em que os membros da Igreja de Cristo não veem a hora de cultuar a Deus em Sua Casa (vs. 1-2), os benefícios de as famílias estarem unidas na verdade e em adoração (vs. 3-5), a necessidade de orar pela paz que resulta de ir à presença do Deus da Igreja (vs. 6-7), e, sendo que o verdadeiro culto começa após o culto na Igreja, parte da adoração a Deus está relacionada à manutenção da paz e das condições do desenvolvimento da adoração e da união, por amor aos irmãos e ao Senhor (vs. 8-9).

3. Aplicação escatológica: Além do Novo Testamento se referir à Igreja tendo chegado ao monte Sião (Hebreus 12:22-23), tal monte é usado pelos escritores neotestamentários para representar a cidade celestial onde os salvos se reunirão, futuramente, para a adoração Universal (Apocalipse 14:1).

No Salmo 122, inicialmente o salmista está em seu local de costume em que recebe o convite para ir a Jerusalém, adorar na Casa do Senhor (v. 1). Alegremente ele aceita o convite e começa a peregrinar até que seus pés se encontram dentro das portas de Jerusalém (v. 2). Ali, o salmista contempla a estrutura da cidade (v. 3) o local onde se reúne todo o povo de Deus para render graças pelas graças de Deus (v. 4) e receber instruções referentes à justiça do reino de Deus (v. 5), orar uns pelos outros (v. 6) expressar seus sentimentos pelos outros (v. 7), promover o bem, a prosperidade e a paz à cidade de Deus e também ao Seu Templo (v 8).O verso 9 é uma conclusão que me chama bastante a atenção. Ali o salmista encerra dizendo: “Por causa do Senhor, nosso Deus, buscarei o teu bem”. Ah! Se todos os adoradores tivessem esse último verso em mente e em seu coração ao se despedir da Casa do Senhor. Os que destroem à igreja lutariam por ela. Os que tiram a paz da igreja promovê-la-iam no coração dos filhos de Deus. Os que reclamam da Igreja clamariam por ela, seriam instrumentos de paz, união e reconciliação entre os irmãos. Aí sim, quando a comunidade fosse convidada à cultuar a Deus a resposta prontamente seria: “Alegrei-me quando me disseram, vamos à Casa do Senhor”. Pense, reflita e mude tuas atitudes!

“Entristeci-me ou recusei quando me convidaram: ‘Vamos à Casa do Senhor’” é a realidade prática de muitos “adoradores” modernos. O que há no Salmo 122 para reavivar nossa paixão de ir à Casa do Senhor com alegria no coração? Ao invés de ir à Igreja para reclamar é importante ir para louvar e adorar. Ao invés de promover as diferenças é mais importante promover a unidade e a união entre os irmãos. Ao invés de tentar dominar, liderar, mandar, julgar e criticar é fundamental orar pela paz e prosperidade dos irmãos e das diferentes famílias. A Nova Jerusalém (Apocalipse 21 e 22), a cidade da eterna paz, assinala aos cristãos a alegria e paz eternal que enche de esperança o coração enquanto peregrinamos neste mundo perigoso de injustiças, dores, sofrimentos, pecados, tragédias, etc. A igreja é a antessala do Céu. É a sala de quem espera morar no Céu; desta forma, os cristãos não deveriam entristecer-se quando tem culto público; deveriam se alegrar, ir e convidar mais gente a adorar na Casa do Senhor. Ore: "Senhor Deus, tenho negligenciado a Tua Casa. Tenho faltado aos cultos. Não priorizei a Ti nem como os apaixonados priorizam a companhia do namorado ou namorada. Reaviva minha paixão espiritual e coloque empolgação e alegria em meu coração quando souber que haverá culto em Tua Casa, a Igreja. Restaura-me em nome de Jesus, amém"


Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...