sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

A procura da sabedoria-Provérbios 13


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Provérbios 13
A procura da sabedoria
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
Todo habitante deste planeta em que vivemos precisa de sabedoria, sem exceção! Muitos problemas na sociedade são resultados da indiferença em relação à verdadeira sabedoria. Os pais e filhos sábios procuram pela sabedoria em tudo o que fazem; contudo, tenho visto pessoas que nunca leram nada, nunca se preocuparam em buscar informação com relação ao casamento, à educação dos filhos, etc. e aí vivem uma vida complexa, cheia de conflitos e vazia, mesmo possuindo dinheiro, bom emprego e tantas outras coisas de valores materiais. Te desafio agora a ler pelo menos hoje o capítulo 13 de Provérbios, o qual inicia assim na Bíblia A Mensagem: “Filhos sensatos dão ouvidos aos pais; mas os insensatos não querem nem saber – fazem o que querem”. No final do capítulo, o verso 24 diz aos pais: “Quem não corrige seu filho, não o ama; ame seu filho, não deixe de discipliná-lo!”. Veja que, com base nestes dois textos é possível concluir que os filhos são insensatos porque os pais atuais são insensatos, pensam que por não corrigirem e disciplinarem a seus filhos estão amando-os e livrando-os de traumas emocionais. Pensam que contrariá-los causa males e traumas emocionais... Quanta ignorância! O verso 16 diz claramente que, “Quem é prudente age com bom senso, mas o insensato denuncia a própria ignorância”. É prudência e bom senso que faltam às pessoas modernas.

Os provérbios são pequenos com uma mensagem ampla. Em cada um dos provérbios é possível extrair ensinamentos essenciais à vida e profundos para orientar nossa alma. Veja por exemplo o verso 13 de Provérbios 13 em que preparei um sermão com lições espirituais que tocam o coração; para exemplo aqui cito duas preciosas lições espirituais:
1. A esperança na primeira vinda do Messias foi gerada no coração da humanidade desde a entrada do pecado no mundo, porém, a espera perdeu força e vigor devido à aparente demora; contudo, para aqueles que não desistiram de esperar, ao nascer Jesus cumprindo à promessa que outrora trouxera esperança, agora trouxe vida e alegria.
2. A esperança na segunda vinda de Cristo foi acalentada no coração dos cristãos desde a Sua ascensão aos Céus, entretanto, tal esperança está adoecendo devido à aparente demora; todavia, essa promessa está para consumar-se literalmente trazendo alegria indescritível àqueles que não desistiram de esperar.
Para ver, ler, estudar e até mesmo compartilhar ou pregar o sermão intitulado “ESPERANÇA DEMORADA PRECISA SER CULTIVADA” acesse aqui: http://portal-biblico.blogspot.com.br/2011/08/esperanca-demorada-precisa-ser.html

Leia Provérbios 13 e veja que nem todo falante é um bom comunicador (v. 3). Nem todo rico realmente é rico (v. 7). E, nem todo pai que diz que ama, realmente ama (v. 24). Então, nesse mundo ávido por riquezas, luxo e status, é importante que o maior número de pessoas saiba que, “A vida presunçosa e cheia de pompa é uma vida vazia, mas a vida simples e sincera é uma vida plena” (v. 7). Nem tudo o que parece vantagem é vantagem. O futuro revelará que o que parecia vantagens não passou de desvantagens. Então, pense em não perder tempo com que coisas que não são vantajosas. Amor aos filhos é muito mais importante que acumular riquezas. Saber comunicar-se é muito melhor que ser tagarela. E, assim vai... Leia com atenção a cada um dos provérbios do capítulo 13, pois “Quem recusa a disciplina, acaba na sarjeta, mas quem abraça a correção é honrado” (v. 18). Encerro com o provérbio do verso 21, o qual me faz pensar bem em tudo o que faço ou deixo de fazer: “A desgraça persegue os pecadores, mas quem é fiel a Deus é abençoado”. Se a tua vida é uma desgraça é porque você está amando mais ao pecado que a Deus. Então, está na hora de ser mais fiel a Deus a fim de ser abençoado, pois não há desgraça na graça divina! Ore: “Senhor, dá-me a Tua graça e firma-me nela a fim de que minha vida deixe de ser uma desgraça. Amém”.


Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...