segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

As exortações do sábio-Provérbios 23


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Provérbios 23
As exortações do sábio
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
Epicteto disse: “As aparências são de quatro tipos. As coisas são o que parecem ser; ou não são nem parecem ser; ou são e não parecem ser; ou não são e parecer ser. Decidir qual das quatro possibilidades é a tarefa do sábio”. As aparências não são apenas confusas, mas também podem ser enganosas. Leia Provérbios 23 e tenha cuidado com as aparências. Nem tudo o que parece certo, é certo. Nem todo o que reluz é ouro. Nem tudo o que parece bom, é bom. Nem tudo o que parece prazeroso, te dará prazer. Então, para viver bem neste mundo de engano, é imprescindível que se adquira sabedoria. Viva para buscá-la a fim de que vivas com sabedoria.
1. “Quando você sair para jantar com uma pessoa influente, seja educado; não vá com tanta sede ao pote, e não tenha inveja do que ele tem. Mas tome cuidado, ele pode ter outras intensões” (vs. 1-3).
2. “Não vale a pena dar conselhos aos insensatos; já que eles não estão nem aí para a sabedoria” (v. 9). Dar conselho aos ignorantes é chamá-los à briga, é um perca de tempo que pode te levar ao arrependimento.
3. “Não tenha um pingo de inveja de gente rebelde, mas mergulhe de cabeça no temor do Eterno – É lá que seu futuro está garantido e sua esperança não será frustrada” (vs. 17-18).
Estas seleções visam chamar a tua atenção para os outros provérbios a fim de que sejas feliz, bem orientado, capaz de viver a vida com propósito e satisfação.

Leia Provérbios 23 e aplique a tua vida seus sábios conselhos. Neste capítulo a sabedoria ensina sobre a cobiça, a intemperança e a impureza. Os primeiros versos chamam a atenção para a atitude que se deve ter ao jantar com alguém importante, já que o engano pode ser presente (vs. 1-5). A seguir, orienta a ter cuidado ao aceitar um convite de um mesquinho, mão-de-vaca (vs. 6-8), pois ele não tenciona ser hospitaleiro. O verso 9 pede para ter cuidado ao relacionar-se com o desprovido de sabedoria, pois se você der ouvidos a ele, certamente desprezarás a sabedoria. Os versos 10 a 18 orienta a investir intensamente na busca pela sabedoria a fim de compartilhar com os filhos para torna-los sábios. Para finalizar o capítulo, o sábio faz dois apelos:
1.       Evite fazer armadilhas para si mesmo: O exagero até mesmo em coisas boas são desequilíbrio que te levará não só a desvantagens na vida, mas à desgraça (vs. 19-28).
2.      Evite todo tipo de bebida alcoólica: A bebida entorpece a mente, conduz à imoralidade, brigas, irreverência, conflitos, etc. (vs. 29-35).
Se fosse fácil viver na prática com sabedoria não seria preciso os apelos, orientações e insistência na busca por ela. A sabedoria não é natural do ser humano, ainda que o tolo creia ser sábio. Duvide de ti mesmo e busque a verdadeira sabedoria.

As exortações do sábio nos tiram da lama da ignorância e nos conduzem ao pedestal da sabedoria. Provérbios 23 trata de como o sábio se comporta como convidado (vs. 1-8), exorta a não perder tempo falando com o tolo (v. 9), o cuidado para não remover um marco antigo (vs. 10-11), orienta com relação à disciplina dos pais (vs. 12-14), sobre a satisfação de um bom pai (vs. 15-26), o cuidado para não se envolver com a mulher imoral, devassa (vs. 27-28) e o terrível perigo escondido atrás das bebidas alcoólicas (vs. 29-35). Ainda que vivemos numa época em que as pessoas não aceitam ser exortadas, a atitude de cada um diante destas exortações revelará sabedoria ou falta dela. O que me chama a atenção é que tais conselhos serão em vão aos insensatos, portanto: “Não vale a pena dar conselhos aos insensatos; já que eles não estão nem aí para a sabedoria” (v. 9). Em contrapartida, “Não tenha medo de corrigir os filhos pequenos: uma palmada não mata ninguém. Na verdade, uma boa palmada pode livrá-los de coisas muito piores e da morte também” (vs. 13-14). Para isso, é preciso orar: “Senhor, não permita que eu seja moldado pela cultura pecaminosa de minha sociedade. Pelo contrário, que eu seja ensinado pela sabedoria que vem do Céu descrita no santo e sagrado livro de Provérbios. Que hoje eu tenha forças para viver todas as orientações de Provérbios 23. Amém”.

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...