sábado, 11 de janeiro de 2014

Cuidado! Provérbios 7


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Provérbios 7
Cuidado!
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
A Palavra de Deus é nosso arsenal contra o pecado, a imoralidade e a iniquidade. Ninguém cai se estiver verdadeiramente firmado na Palavra de Deus. O despertamento espiritual acontece quando abrimos mão do pecado e abrimos o coração à Palavra de Deus. Faça isso agora, leia hoje e medite em Provérbios 7. Cuidado com o que você sente, teus sentimentos podem te levar a loucura; somente seguir a Palavra de Deus te levará à sabedoria na vida prática. Veja alguns detalhes deste relato:
a. Aceite as palavras da Bíblia e terás vida (vs. 1-5).
b. Rejeite as palavras da Bíblia e perderás a vida (vs. 6-27).`
O propósito destes 27 versos sapienciais é alertar jovens de ambos os sexos contra a fornicação, o adultério e a traição. Sexo antes do casamento traz desgosto e sofrimento, tanto quanto sexo fora do casamento, ou seja, com quem não é o cônjuge. Além dos dois pontos descritos acima, destacamos os seguintes princípios contidos neste capítulo:
1. Ponha a Palavra de Deus como guia, regente e como soberano antídoto contra o pecado relacionado ao sexo (vs. 1-5), assim poderás vencer e viver.
2. Atente para a revelação dos terríveis perigos que a exposição ao pecado sexual causa à vida pessoal e familiar, material e espiritual (vs. 6-23) antes do sofrimento causado por ele.
3. Seja diligente em seguir cada um dos conselhos de sabedoria que vai muito além da cultura deste mundo carcomido pelo pecado que impede as pessoas de pensarem nas vantagens de assimilar à vida as palavras da Bíblia (vs. 24-27).

Há muitas mulheres que agem como prostitutas, sendo, aparentemente, boas esposas; há, também, muitos homens bons que, seduzidos por tais mulheres, caminham em direção à destruição, crendo que, assim, encontrarão satisfação para o coração. “Cuidado!” É a mensagem de Provérbios 7. Abra a tua Bíblia e o teu coração para preciosas lições de vida:
1. Os jovens são tentados, os que caem em pecado não são necessariamente perversos, mas caminhava sem direção, à noite, tornando-se vulnerável ao pecado; o jovem que não se expõe à Palavra de Deus diariamente irá expor-se irremediavelmente ao pecado e à sua destruição (vs. 1-9).
2. As mulheres casadas podem ser sedutoras sem ser prostitutas se elas deixarem-se ser levadas pelos sentimentos e paixões carnais ao invés de serem regidas pelos padrões morais da Palavra de Deus; mesmo casada, a mulher que ignora a Bíblia não irá ignorar as oportunidades oferecidas pelo pecado (vs. 10-12, 19).
3. Casados e solteiros devem tomar cuidado quando uma mulher casada ou solteira convida para ir a sua casa quando está sozinha, mesmo que seja para comer alguma coisa; pois, é assim que o peixe morre: pela boca pensando na comida (vs. 13-20).
4. Cuidado com jovens que prometem todo tipo de prazer, felicidade e amor sem seguir os passos corretos para o casamento. Qualquer rumo em direção ao sexo desconsiderando os sábios princípios da Palavra de Deus significa despencar em direção à destruição resultante do pecado (vs. 21-27).

A loucura é mais sedutora que a sabedoria. A sabedoria exige tempo e conhecimento bíblico para ser encontrada. A preguiça impede de ir além da comodidade na vida vivida por instinto, sem pensar, sem refletir e sem meditar nas atitudes e decisões diante de tantas questões impostas pelo mundo e pela sociedade moderna. Entretanto, é por isso que Deus, pensando em mim e em você, inspirou o sábio Salomão para escrever de forma prática, didática e pedagógica Provérbios capítulo 7. Há ali excelentes lições de sabedoria tanto para casados quanto para solteiros. Tanto para jovens como para adultos. Leia-o com atenção, medite em cada um de seus versos e em oração diga a Deus: “Senhor Deus, Tu conheces o meu coração, sabes de minhas intensões e examinas as minhas fraquezas. Dá-me forças e sabedoria para aplicar a minha vida às sábias palavras de Provérbios 7. Eleva minha vida para um padrão acima de qualquer vida sem a orientação de Tua Palavra. Concede-me a experiência de viver exclusivamente para Ti, ainda que tudo neste mundo conspire contra isso. Sei que nada mereço, mas oro confiando nos méritos de Cristo. Amém!”. Te desejo um feliz sábado na presença do Senhor do sábado!

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...