quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Necessidade de Sabedoria- Provérbios 26


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Provérbios 26
Necessidade de Sabedoria
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
É preciso saber lidar com pessoas tolas, difíceis e problemáticas; elas estão por toda parte tornando a vida mais difícil e complicada, arranjando confusão e causando vários conflitos. Elas criticam, acusam, perturbam, implicam, fofocam, caluniam, falam pelas costas, mentem... são terríveis. Infelizmente a sociedade atual está vendo o grande aumento deste tipo de gente. Por isso, convido você a fazer a diferença. Leia Provérbios 26, medite em seus 28 versículos, decida-te desafiar-te a praticar cada uma destas essências de sabedoria. Fuja dos críticos, acusadores, perturbadores, implicantes, fofoqueiros, caluniadores, briguentos, mentirosos a fim de que não sejas como eles (vs. 4-5). Tais pessoas não são valorizadas pelo Deus que diz que elas não merecem honra, respeito e consideração (vs. 1-11). Pessoas assim não serão salvas, caminham para a perdição ignorando o caminho da salvação. Tais pessoas não creem no poder transformador de Cristo, acham que num passe de mágica o caráter será transformado na porta do Céu; elas precisam saber que o caráter é transformado quando se entrega a vida a Jesus, não na volta de Jesus. Pergunto: Será que Deus não tem poder de mudar o caráter moldado pelo pecado? Será que o sacrifício de Cristo não tem efeito no presente? Será que a sabedoria estará acessível apenas no Céu? Mude de vida antes que a vida te derrube.

O insensato não faz diferença na vida das pessoas, ele causa desavença. Os desprovidos de sabedoria agem imprudentemente. Os tolos são inúteis aos líderes e um perigo a qualquer comunidade; por isso eles nunca serão honrados – essa é a síntese de Provérbios 26. Leia, amadureça e compartilhe sabedoria evitando a loucura. As pessoas desprovidas de sabedoria são problemáticas, difíceis de lidar, desequilibradas emocionalmente e frágeis. Por isso, elas são identificadas pelo sábio pela sua autoconfiança autoritária (v. 12) e pela indisposição, falta de iniciativa e de determinação – características identificadas como preguiça (vs. 14-16). Suas habilidades são: Provocar confusão, arranjar encrenca e causar conflitos, além de serem falsas, enganosas e mentirosas (vs. 17-28). Estas pessoas não devem ser honradas (vs. 1, 8) e nem se pode confiar nelas (vs. 6, 10). Estas pessoas usam a língua como arma, destroem pessoas com a fala. Você precisa estar o tempo todo se protegendo deste tipo de gente. Há muita gente inconsequente. Há muita gente que se esconde atrás da arrogância, estupidez que não passam de ignorância. Falta sabedoria a estas pessoas; sendo que Deus é a fonte de sabedoria, o que realmente falta a elas é aproximar-se mais de Deus. É assim que o ditado “quem não tem tempo para Deus vive perdendo tempo” se aplica neste capítulo de Provérbios.

Medite em Provérbios 26. Tem sabedoria pura, que impacta qualquer ignorante. Olhe-se no espelho deste capítulo e veja a tua necessidade de sabedoria, de mudança e de transformação. Não se apegue à loucura, não creia que essa herança pode ser tua. Abra mão de teus pecados, aproxima-te de Deus e peça perdão pelo teu mau comportamento. Não despreze a sabedoria, a realidade apresentada em cada provérbio deste capítulo. Não pense que Deus não pode te transformar, pois a verdade é que a sabedoria está disponível, o poder do Espírito Santo para mudar o caráter também está. Deus quer arrancar de tua alma as característica dos tolos descritas nos 28 versículos de Provérbios 26. Não ignore isso hoje, corra do pecado para o Salvador. Liberte-se já dos maus caminhos. Tire os olhos de tuas impossibilidades e foque ao Deus dos impossíveis. Clame com todo o coração: “Santo Deus, o pecado me torna arrogante. Penso que minha opinião defendida é sinônimo de convicção, mas é de ignorância. Preciso de sabedoria e forças para viver a altura do ideal que Tens para mim. Arranque da minha alma tudo o que não presta, tire de meu coração tudo o que o pecado colocou; e, preencha-o com o fruto do Espírito a fim de que eu esteja me preparando para o Céu. Faço esta oração a Ti confiando no nome e nos méritos de Cristo Jesus, meu Salvador. Amém”.

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...