quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Palavras de sabedoria-Provérbios 25

Lições de Vida
Leia na Bíblia- Provérbios 25
Palavras de  sabedoria
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

De Provérbios 25 destaco dez máximas que servem de alerta contra o caminho errado:
1. “Não se ponha em evidência; não force o caminho para aparecer. É melhor ser promovido a um lugar de honra que encarar a humilhação de ser rebaixado” (vs. 6-7).
2. “Não tire conclusões precipitadas – pode haver uma explicação muito boa para o que você entendeu de outra forma” (v. 08).
3. “No calor do debate, não traia a confiança; porque a notícia se espalhará, e ninguém mais confiará em você” (vs. 9-10).
4. “Quando você ganhar uma caixa de doces, não engula tudo de uma vez; se comer muito doce, você ficará doente; e, quando encontrar um amigo, não prolongue demais a conversa; apareça sempre, e ele logo ficará irritado” (vs. 16-17).
5. “Quem inventa mentiras contra os vizinhos será visto como um irresponsável no tribunal” (v. 18).
6. “Confiar num traidor quando você está em apuros é como comer com um dente inflamado” (v. 19).
7. “Cantar canções suaves para o deprimido é como derramar sal na ferida” (v. 20).
8. “O vento norte traz tempestade, e a fofoca pode causar uma tormenta” (v. 23).
9. “Um justo que cede diante do perverso, é uma fonte barrenta, um poço contaminado” (v. 26).
10. “Quem não tem autocontrole é como uma casa com as portas e janelas caídas” (v. 28).
Estes dez provérbios selecionados revelam que é preciso desviar-se da desgraça;o qual é natural ao pecador. É comum ver pessoas sofrendo por causa das próprias atitudes. A maior ignorância é não admitir os próprios erros e ainda atacar aos outros por causa de suas consequências.

Cuidado com o caminho do desastre e da desgraça. Muitas situações são provocadas por nós mesmos, e, piora quando responsabilizamos aos outros por nossos erros. Essa é a síntese dos 28 versos de Provérbios 25. Leia-o com atenção e oração. Medite em cada frase e veja que muitas tristezas, infelicidades, decepções, raivas, angústias, dores, lágrimas, aflições e desgostos não seriam tão comuns se as pessoas aceitassem o caminho da sabedoria em lugar do caminho da desgraça. Muitas pessoas viveriam mais em harmonia do que brigando, gritando e se odiando se aplicassem a sabedoria divina a sua vida. Tem muito sofrimento sendo causado por atitudes impensadas, baseadas na ignorância. Quando a ignorância apresenta sua opinião como convicção, a desgraça está feita, o desastre chega para fazer a festa. Portanto, ame a sabedoria, clame por ela, firme a vida nela em todo momento... e viverás bem melhor. Analise as pessoas a tua volta, perceba a situação deplorável em que se encontram porque não possuem sabedoria. Além disso, ao ler com atenção, perceba que muitas situações complexas que você vive hoje resultam de atitudes erradas do passado, ainda que com muito boas intensões, mas trouxeram grandes confusões. Portanto, mais uma vez insisto, invista na sabedoria...

O tempo passa e, muitos que deveriam adquirir mais e mais sabedoria vão se fechando a ela. É muito fácil deixar a ignorância tomar conta do espaço que a sabedoria deveria ocupar. Em contrapartida, aqueles que aprendem a agir eficazmente nas diversas situações e circunstâncias que pontuam a existência humana são considerados sábios pelo sábio escritor de Provérbios. A sabedoria está à disposição de todos. Leia Provérbios 25 e aprenda a viver com sabedoria. Este capítulo orienta aos servidores a serem humildes na presença dos líderes (vs. 1-7), mensageiros fieis (vs. 11-14), ter boas relações com os vizinhos (vs. 8-10, 17-22) e de modo geral prestar um serviço bom, proveitoso, sensato e comedido aos líderes; e, certamente Deus recompensará tal comportamento (v. 22). Por isso, após refletir nestes sábios provérbios, ore: “Onipotente Deus, minhas atitudes e palavras não têm promovido o bem e nem a paz, mas conflitos, confusão e sofrimento. Minha conduta não é de alguém sábio, mas de um ignorante. Só agora reconheci isso lendo Provérbios 25; mas, exatamente agora, necessito de Teu perdão e compaixão. Além disso, preciso de forças sobrenaturais para capacitar-me a viver cada detalhe destes sábios princípios deixados para o meu bem. Oro para que minhas atitudes sejam positivas e revelem equilíbrio, moderação e sabedoria para alcançar bons relacionamentos com as pessoas e promover o bem delas. Amém”.

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...