quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

RPSP-- Provérbios 12


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Provérbios 12
Comentários de:  Andrew McChesney
Um velho ditado diz: “Eu gostaria de ser jovem novamente. Era quando eu sabia todas as respostas.” Eu me lembro de quando era adolescente e tinha uma opinião sobre tudo e queria compartilhá-la. Agora, quanto mais velho fico mais eu prefiro ouvir.

Poucas horas antes de escrever este comentário sobre Provérbios 12, recebi um e-mail de uma colega russa com um pedido que me pareceu completamente inapropriado. Ela pediu informações sobre minhas atividades que estavam fora do âmbito de sua responsabilidade. Enquanto eu me encolhia de contrariedade durante a leitura do pedido, decidi não enviar uma resposta irritada inadequada, mas obter mais informações. E fiquei feliz que o tenha feito.

Poucos minutos depois, uma colega de trabalho me escreveu dizendo que a informação que essa colega russa estava pedindo não era para ela, pessoalmente, mas para o nosso departamento, que tinha todo o direito de solicitar aquela informação.

Pessoas que não conseguem controlar suas emoções enfrentam o fantasma do constrangimento e da vergonha. “O insensato revela de imediato o seu aborrecimento, mas o homem prudente ignora o insulto” (v. 16 NVI).

Você pode ser tentado a ignorar o meu incidente com o e-mail considerando-o como uma complicação de trabalhar em um ambiente multicultural. Mas isso não é verdade. As pessoas tantas vezes não entendem umas às outras que me surpreendo que mais guerras não tenham eclodido ao redor do mundo. Uma boa comunicação é uma habilidade que é difícil de dominar e escapa à maioria de nós.

É por isso que vale a pena ouvir. Antes de permitir-se sentir irritado com a primeira impressão, busque mais informações junto à fonte. Quando alguém chega até você com uma reclamação ou uma sugestão, consiga o máximo de informações que puder e, em seguida, repita o que ouviu para ter certeza de que entendeu a questão corretamente.

Na verdade, pode ser que você nem precise dar uma resposta. Muitas vezes as pessoas só querem ser ouvidas e só por ouvir você pode ser beneficiado com a oportunidade de aprender e crescer.

De fato: “O homem prudente não alardeia o seu conhecimento, mas o coração dos tolos derrama insensatez” (v. 23).

Façamos um esforço consciente de ouvir mais e falar menos.


Andrew McChesney

Jornalista na Rússia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...