quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Sábios conselhos-Provérbios 11


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Provérbios 11
Sábios conselhos
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
O livro de Provérbios é mais espiritual do que se pensa. Ele é mais religioso que ético. Ele é a fé em ação, a crença em prática e a teoria na vida. Tanto é que seu conteúdo é objetivo, direto ao ponto. O capítulo 11 inicia mostrando que Deus odeia os desonestos, enganosos e mentirosos (v. 1) e, ao chegar aproximadamente à metade do capítulo há outra declaração do que Deus odeia: Ele odeia os perversos de coração (v. 20) e então promete que os pecadores serão punidos por causa de seus pecados (v. 21). As comparações proverbiais dos outros versículos do mesmo capítulo visam contrastar entre os que optam pela sabedoria e os que preferem o caminho da loucura, tolice e ignorância. O sábio Salomão, inspirado pelo Espírito Santo, revela que enquanto o justo, sábio e dedicado a Deus tem esperança no presente e no futuro, os que rejeitam a sabedoria divina não possui nenhuma esperança real e concreta. Assim, é possível discernir pelo contraste apresentado pelo sábio quem é sábio e quem não é (Leia todo o capítulo). Ao estudar esse capítulo fica bem claro que o contraste na vida e na conduta relaciona-se ao trabalho, diligência, ambição, palavras, decisões, verdade, estabilidade, honestidade, integridade, fidelidade, orientação, afabilidade e bondade não apenas naquilo que se crê. Crente até o diabo é e qualquer um pode ser; mas viver a vontade de Deus só é possível mediante a sabedoria divina.

Aquele que teme a Deus e dEle busca de manhã o bem (Provérbios 11:27) será sábio em um mundo corrupto objetivando não contaminar-se com aquilo que é abominação ao Senhor (vs. 1, 20). Além disso, o que serve ao Senhor terá atitude, comportamento e decisões diferentes em relação ao trabalho, discurso, interesses, planos e outros afazeres do dia a dia mesmo convivendo com pessoas que amam a falsidade, a perversidade, a imoralidade, a infidelidade, a mentira, a calúnia e a riqueza desonesta. Como Deus não tira o salvo sábio no momento da conversão e o leva ao Céu, ele permanece no mundo com os ímpios e tolos para mostrar-lhes o caminho da salvação a fim de desviar-lhes da rota com destino ao inferno. Por isso o sábio declara que: “o que ganha almas é sábio” (v. 30). Sintetizando a mensagem do capítulo temos os seguintes pontos:
1. O reino de Deus na Terra precisa de cristãos sábios, fervorosos, ricos em zelo, esperança, fé e dedicação para investir em almas para Deus.
2. O reino de Deus não avança com pessoas obstinadas; nos dias atuais apenas cristãos fervorosos e sábios podem enfrentar as exigências desta era capitalista.
3. O reino de Deus não precisa de pessoas ricas e talentosas, mas de pessoas que possuam a sabedoria de Cristo para representar Seu caráter num mundo depravado e pervertido e atrair almas do pecado para Cristo.
Por isso que, ganhar almas é melhor que ganhar dinheiro, é mais importante que ganhar o mundo inteiro e é mais vantajoso que ganhar milhões na loteria. Agora pense: Que tipo de cristão você vai ser de hoje em diante? Qual é o teu foco e prioridade? O que você vai fazer para tirar pecadores do caminho do inferno e conduzir-lhes ao caminho do Céu?

Ao meditar em cada um dos 31 versículos de Provérbios capítulo 11, percebe-se nitidamente que o contraste entre o ímpio e o servo de Deus não é só crenças ou nome da denominação. A grande diferença vai além da crença, está na vida prática que envolve atividades diárias. Leia, reflita em todos os 31 versículos deste capítulo a fim de que entendas e saiba indubitavelmente que,
1. Nenhuma sabedoria humana se compara com a sabedoria que Deus oferece a todo aquele que O buscar com reverência e humildade. Peça essa sabedoria que Deus vai lhe conceder sem limites.
2. Nenhum investimento trás maior recompensa que o investimento na salvação de pecadores, busque sabedoria do Céu a fim de que não desperdices seus dons, talentos e recursos naquilo que é passageiro e de pouco valor.
3. Nada neste mundo vale mais do que a salvação de almas para Deus, seja sábio para investir naquilo que resulta em tesouros no Céu.
Neste dia, dedique-se a orar por sabedoria. Diga a Deus: "Santo e eterno Deus, estudando Provérbios 11 percebe-se que ser piedoso e consagrado vai além de meras crenças. O fiel a Ti segue um caminho claro na vida, diferente do restante do mundo que caminha rumo ao inferno. Muda minha maneira de ser, de ver, de ouvir, de decidir e de agir. Além disso, torna-me sábio para ser instrumento de salvação aos perdidos. Em nome de Jesus, amém!"

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...