sábado, 25 de janeiro de 2014

Sábios conselhos-Provérbios 21


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Provérbios 21
Sábios conselhos
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
Tem muita gente sendo desprezada por Deus sem saber. Nada dá certo. A vida se torna complexa, complicada e vazia. Peço a tua gentileza para ler, meditar e refletir em Provérbios 21. Veja que atitudes de tua parte faz com que Deus não aprecie teu comportamento a fim de que ao mudar tua vida, tua sorte e futuro também seja mudado. Deus despreza a fraude (v. 6), Ele também despreza a perversidade e a violência (v. 7) e o coração frio e indiferente (v. 13). Outra coisa que é importante que você saiba é que os maus investimentos, além de ser perca de tempo, leva à destruição (v. 5). Por isso, atente para as palavras dos versos 30 e 31, que revelam claramente que todas as coisas estão nas mãos de Deus. Desta forma,
1. Quando Deus pede que deixe de julgar o mal, em vez de tomar o assunto em mãos, significa soberania e confiabilidade divinas;
2. Os seres humanos, que são incapazes de encontrar seu caminho na vida, devem seguramente esperar a justiça divina tomar seu curso;
3. Os seres humanos que creem em Deus devem confiar que Ele não os esqueceu, nem perdeu a habilidade de governar sabiamente: a história tem um rumo, e os planos divinos não podem ser frustrados.
Assim, o Deus justo, que criou o mundo com perfeita sabedoria, estabeleceu padrões comportamentais a fim de se viver bem em sociedade; aplique-o a tua vida e encontrarás a felicidade (vs. 3, 17, 20-31).

Só Deus é capaz de pesar, analisar e avaliar o coração humano. Por isso, só Ele pode punir e recompensa com justiça. Quando se dedica tempo a meditar sobre Provérbios 21 já no início do capítulo se percebe que nós não enxergamos como Deus: “Nós avaliamos nossos atos pelas aparências, mas o Eterno examina nossos motivos” (v. 2) – Ele sabe o que é melhor para nós. Portanto, Deus mesmo nos adverte que “A arrogância e o orgulho [querer fazer as coisas do próprio jeito, independente dEle] – marcas inconfundíveis dos perversos – são pecados e ponto final” (v. 4). E mais, Ele afirma que, “você pode chegar ao topo com mentiras e trapaças, mas receberá apenas ilusão e a sua promoção – será a morte!” (v. 6). Portanto, preste atenção ao melhor de Deus. É melhor você ficar sozinho com Deus do que com alguém que te irrita tanto a tal ponto de te fazer blasfemar com atitudes contrárias a de um servo fiel (v. 26). Embora tenha tantas coisas boas nesse capítulo, encerro com este versículo: “Quem se desvia do que é correto acabará se reunindo com os mortos” (v. 16). Tome cuidado, seja sábio, ignore a loucura e tenha um feliz sábado!

É curioso que Provérbios 21 termina apelando: “Faça sempre o melhor – prepare-se para o pior – então, confie no Eterno e você alcançará a vitória” (AM). No entanto, quando se procura pelo que é melhor neste mesmo capítulo, o sábio diz:
1. “Melhor é viver sozinho numa cabana caindo aos pedaços que morar numa mansão com uma esposa resmungona” (v. 9).
2. “Melhor é viver numa tenda no deserto que com uma esposa irritada e resmungona” (v. 19).
Por que tal isolamento é melhor? O texto nos leva a pensar, a ir além de nossa cultura, e exercitar nosso intelecto – lembre-se que é o homem mais sábio que escreveu com a sabedoria do Espírito Santo. A orientação é que, na hora de escolher uma esposa é tão importante quanto “quem sai caçando o que é justo e bom”, pois, assim, “encontra a própria vida – e que vida!” (v. 21). Saber escolher uma boa esposa é tão ou mais importante ainda que vigiar as próprias palavras e controlar sua língua; pois, assim, “você salvará a você mesmo de muita desgraça” (v. 23). Na verdade, é tão sério a escolha de uma esposa que é melhor depender de Deus nessa hora; pois, “nenhum plano, nenhuma maquinação, nenhuma invenção jamais vencerão o Eterno” (v. 30). Ore: “Senhor, dá-me sabedoria para saber tomar as melhores decisões de minha vida. Confio que Tu sabes o que é melhor para mim muito melhor do que eu. Guia-me e molda-me é a minha oração. Em nome de Jesus, amém!”

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...