quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Seja sábio- Provérbios 18


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Provérbios 18
Seja sábio
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
O silêncio é eloquência. As palavras faladas precipitadamente só fazem aumentar a infelicidade. Lendo Provérbios 18 lembrei-me de um texto importante que é impactante que diz: “As pessoas fazem as palavras: Quantas vezes palavras são escritas e, depois são apagadas; mas palavas, uma vez faladas, não é mais possível apagá-las. O problema é que, muito raramente, copiam-se o texto do que se quer falar; então, as palavras vão saindo sem qualquer correção, sem qualquer retoque; as palavras simplesmente surgem, muitas vezes de um coração que já está machucado, triste ou mesmo revoltado; sem escolha, sem avisos, sem reparo; e como vêm à mente saem pela boca. A boca torna-se um estilingue, as palavras pedras, e quando pessoas a quem se falam têm a sensibilidade de vidraças, aí o estrago é grande. Processar as palavras antes de deixá-las escapar é um exercício raro, somente para almas nobres, sensíveis, despidas da ansiedade de prevalecer, de ganhar, quando ganhar signifique derrotar o outro. Pessoas que alcançam esse estágio podem não ser percebidas, reconhecidas; nem precisam. Elas já tem no íntimo de sua alma as certezas de que precisam para continuar seu caminho, sem o clepitar dos aplausos e apupo efêmero da mediocridade. Elas são raras, mas existem; tenho certeza”. Reflita!

Há três tipos de pessoas: Os sábios, os inteligentes e os ignorantes. Os ignorantes falam de pessoas, os inteligentes falam de coisas e os sábios falam de ideias. Os ignorantes causam problemas, os inteligentes falam dos problemas dos ignorantes e os sábios resolvem os problemas. Quem é você? Leia Provérbios 18 e seja sábio. Veja alguns princípios de sabedoria:
1. “O egoísta que só olha para o próprio umbigo é uma afronta à vida em comunidade” (v. 1).
2. “Os insensatos nunca param para pensar na realidade; tudo que fazem é falar pelos cotovelos” (v. 2) porém, mas muitas palavras são como enchente (v. 4).
3. “As palavras do insensato provocam brigas; para contê-los, só amarrando” (v. 6), pois ele fala até pelos cotovelos (v. 7).
4. “Dar ouvidos a fofocas é como comer um doce vencido: no início é uma delícia, mas as dores logo virão” (v. 8).
5. “Tanto o preguiçoso quanto o relaxado são unha e carne com a destruição” (v. 9).
6. “As palavras alimentam a mente assim como a comida ao estômago; uma boa conversa satisfaz como um bom prato na hora da fome” (v. 20).
Podemos avivar ou mesmo matar um relacionamento dependendo do modo em que falamos. Pense no resultado de suas palavras. Reflita em que você precisa melhorar a fim de falar com sabedoria. Faça isso e tenha sucesso em seu dia!

Devemos ter cuidados com as palavras, elas revelam sabedoria ou loucura. Nem todas as palavras precisam ser faladas. Todas elas devem ser processadas antes de ser ditas. Quem fala o que pensa não pensa no que fala. Que loucura pensar que falar o que pensa é sabedoria! Leia Provérbios 18 e aprenda a pensar muito bem antes de dizer qualquer palavra, pois elas podem até se desfazer no ar, porém, não na mente de quem as escuta. Falaríamos menos se soubéssemos como muitas vezes nossas palavras são mal interpretadas e geram mal entendidos. Em fim, se todos soubessem os peso das palavras e o efeito na vida tanto dos outros quanto na própria, dariam muito mais valor ao silêncio. Diz o sábio “As palavras matam e geram vida; pode ser veneno ou doce de primeira – você é quem decide” (v. 21). Sejamos sábios! Portanto, oremos: “Senhor, sou limitado, pecador, falho e, considerando provérbios 18, me pareço mais com um louco do que um sábio. Entretanto, transforme minha loucura em sabedoria todos os dias a fim de que não destrua nem a mim mesmo e nem as pessoas com quem convivo. Que eu seja uma bênção quando abrir a minha boca. Amem”.

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...