terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Um novo capítulo-Provérbios 24


Lições de Vida

Leia na Bíblia- Provérbios 24
Um novo capítulo
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
Não ignore o Evangelho em Provérbios 24! Comentando o capítulo 24 de Provérbios, D. L. Moody diz: “A ética do Cristianismo é a mais elevada, mas o elemento único é a redenção”. O plano de Deus não é só mudar teu comportamento, mas mudar o rumo da tua vida, o teu destino, o teu futuro. Tudo na Bíblia visa à salvação, isso está bem claro em Provérbios 24; portanto, estude-o com muita atenção e intensa oração! Saiba que, apenas conhecer o plano de Deus não pode mudar o rumo de tua vida; porém, se você o aplicar em cada detalhe de teu ser, toda tua vida será diferente. Provérbios 24 é introduzido com as seguintes palavras: “Não tenha inveja dos perversos, nem queira estar perto deles. Tudo que pensam é causar confusão; só sabem falar de violência!” Assim, o sábio escreve palavras que devem atingir o coração humano e mudar toda a sua vida, sua história e seu destino. Desta forma, o sábio também contrasta o comportamento do perverso com o do piedoso, dedicado e temente a Deus. Portanto, medite com atenção e dedicação nas sábias palavras de Salomão recebidas do Céu mediante a inspiração do Espírito Santo. Aprecie toda palavra que sai da boca de Deus, sem desprezar nada, nem mesmo Provérbios 24.

Seguir a sabedoria tem vantagens magníficas (Provérbios 24:1-6), porém, ela “está além da capacidade dos insensatos; eles nem sabem o que dizer numa discussão séria” (v. 7). Já a insensatez tem desvantagens terríveis (vs. 8-10). E, é Deus Quem julgará a atitude de cada um (vs. 11-12). Por isso o sábio diz: “Meus filhos, como mel que é bom para você; prove as mais deliciosas iguarias. E faça o mesmo com o conhecimento e a sabedoria: é ótima para a alma! Porque assim seu futuro está garantido, sua esperança está firmada numa rocha” (vs. 13-14); já os injustos, perversos, debochados e arrogantes acabarão “no fundo do poço... eles não têm futuro nenhum; estão indo para um beco sem saída” (vs. 15-20). Por conseguinte, “Tema ao Eterno, meu filho, e respeite os líderes; não seja rebelde. Sem aviso, sua vida pode virar de cabeça para baixo; ou quem sabe como ou quando isso pode acontecer?” (vs. 21-22). Os versos finais alertam para o cuidado em relação ao procedimento em cada aspecto da vida: viva com sabedoria (vs. 23-27). “Não fale de seu vizinho pelas costas – nada de calúnias ou fofocas!” (vs. 28-29) – alerta o sábio; e, acrescenta que não se deve vingar de quem faz o mal (vs. 28-29) nem ser preguiçoso e insensato, pois tais atitudes trarão uma “vida pobre e miserável, na qual as necessidades são pertinentes” (vs. 30-34), mesmo possuindo muitas riquezas.

Deus faz, Deus vê e Deus julga. Os seres humanos escolhem, fazem e são julgados. A sabedoria traz suas recompensas; a insensatez, suas consequências. O futuro está garantido ao sábio; a destruição, ao ímpio. Veja claramente este nítido contraste em Provérbios 24. Leia-o, medite, aplique a tua vida e compartilhe o que você aprendeu! Tome uma atitude de viver corretamente, amando a justiça, desprezando a perversidade, e, siga o plano de Deus para tua vida. Permita que os sábios ensinamentos divinos deste capítulo coloque um ponto final em tua história antiga, sem vigor e sem sentido; e abra um novo capítulo, onde teu futuro não terá fim, e teu fim não será a morte, mas a vida. Deixe cada provérbio tornar-se visível em tudo o que você fizer no dia de hoje e tudo será diferente para você: Tua vida será melhor! Se você acha que não vai conseguir, coloque-se agora diante de Deus e peça forças, sabedoria e capacidade a fim de que obtenhas a habilidade que te falta. Diga-Lhe: “Meu Deus, meu Rei e meu Salvador; dá-me aquilo que não tenho a fim de fazer o que não consigo. Molda-me naquilo que ainda não sou para esperar um futuro que não teria se não fosse o Teu amor e Tua misericórdia. Peço-Te sabedoria para não viver como ignorante. Em nome de Jesus, amém!”

Curta e compartilhe:

Imagens do Google 
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...