domingo, 26 de janeiro de 2014

Verdades que funcionam- Provérbios 22


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Provérbios 22
Verdades que funcionam
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Em Provérbios 22 percebe-se o sábio apelando a todo aquele que confia na sabedoria do mundo: “Ouça minha sabedoria; guarde no coração tudo o que eu ensinar. A doçura dela invadirá a tua vida; e ela lhe será muito importante... Acredite, são verdades que funcionam, são dignas de confiança para quem quer precise” (vs. 17-21). A decisão está em tuas mãos! Veja estas máximas divinas de Provérbios 22, elas são fundamentais para a felicidade nesta vida:
1. “Quem semeia o pecado colhe desgraça, pois todo o mal se voltará contra ele” (v. 08).
2. “Mande embora quem gosta de confusão e as coisas se acalmarão; isso vai por fim nas brigas e insultos” (v. 10).
3. “A sedução da mulher devassa é uma armadilha perigosa; e, se você tiver dado as costas para o Eterno, com certeza cairá nela” (v. 14).
4. “Não ande com gente que só cria confusão; fique longe de quem tem pavio curto. Porque é contagioso – você ficará igual e isso fará muito mal a você” (vs. 24-25).
Tem gente que é especialista em atrair confusão, problemas e brigas e hábil em justificar suas atitudes erradas. A verdade é que o lar onde Deus não é reverenciado é como um navio no meio do mar sem piloto e sem leme. A tempestade o aflige e sacode, e há perigo de que todos a bordo venham a perecer. A sabedoria não fica num navio assim, e você?

Prende-me a atenção em Provérbios 22 o versículo 3: “O prudente enxerga um problema e logo dá um jeito de escapar; o insensato entra de cabeça e acaba detonado”. Na sabedoria comum aquele que tenta escapar do problema é mal interpretado, e aquele que entra de cabeça, muitas vezes, é chamado de bem intencionado. A sabedoria do mundo é inversa à sabedoria do Céu – para não dizer que diante da sabedoria do Céu qualquer outra coisa não passa de loucura, insensatez e tolice. O que você está semeando e cultivando em tua vida. O verso 8 diz: “Quem semeia o pecado colhe desgraça, pois todo o mal se voltará contra ele”. Não se pode semear o mal e colher o bem. Não se pode semear o vente e colher bonança. Não se planta espinhos para colher moranguinhos. O que semeia injustiça certamente colherá muitos males. Quem planta a impiedade colherá a desgraça e sofrerá o castigo pelos próprios atos. Muitas pessoas semeiam problema e confusão e esperam colher compreensão e amor. Devemos aprender a semear o bem, a justiça, a bondade e o amor. O texto bíblico diz: “Os jovens são propensos a tolices, são inconsequentes, mas a disciplina é um ótimo remédio!” (v. 15); é bem conhecido aquele que diz: “Mostre o caminho da vida para seus filhos – e, mesmo quando forem velhos, eles não se perderão” (v. 6). É assim que semeia o bem.

O orgulho tem desvantagens, a humildade vantagens. A arrogância tem consequências, a humildade tem recompensas. Em Provérbios 22:4 há uma máxima que diz: “A recompensa da humildade e do temor do Eterno é fartura, honra e vida”. A humildade é a rainha das virtudes. É a marca distintiva dos verdadeiros servos de Deus. A humildade e o temor do Senhor são duas faces da mesmo moeda, pois é impossível ser humilde sem temer a Deus, como é impossível temer a Deus sem ser humilde. Ambos, a humildade e o temor do Senhor tem recompensas garantidas: Fartura, honra e vida. Veja que a humildade vai adiante da honra, é a porta de entrada da riqueza e é ela que pavimenta o caminho da vida. O temor do Eterno nos livra do mal, afasta nossos pés do pecado e nos direciona pelo caminho da vida. Portanto, ore a Deus: “Senhor, riquezas, honra e vida procedem de Ti, são destinadas àqueles que são humildes e temem a Ti; por isso destrua minha arrogância, meu orgulho e meu egoísmo a fim de que eu seja humilde. Ensina-me a temer a Ti sem ter medo de Ti. Quero ser o que Tu queres que eu seja, não aquilo que eu penso que devo ser. Transforma-me para que eu saiba receber aquilo que tens para dar-me. Amém!” - Para mais informações sobre aplicações deste capítulo acesse http://portal-biblico.blogspot.com.br/2013/10/o-segredo-do-sucesso-na-educacao-das.html


Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...