terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Melhor- Eclesiastes 7


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Eclesiastes 7
Melhor
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Dos provérbios de Eclesiastes 7 que chamam a atenção são aqueles que começam com a palavra “melhor”:

1. “Melhor é a boa fama que o precioso unguento, o dia da morte do que o dia do nascimento” (v. 1).
2. “Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois ali se vê o fim de todos os homens, e os vivos aplicam ao seu coração” (v. 2).
3. “Melhor é a tristeza do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração” (v. 3).
4. “Melhor ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do tolo” (v. 5).
5. “Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas, melhor é o paciente do que o orgulhoso” (v. 08).

Não tem como não refletir, meditar e repensar as atitudes após ler estes pensamentos. Ainda há três ensinamentos que merecem destaque, cito-os da Nova Tradução na Linguagem de Hoje:

1. “Quem só pensa em se divertir é tolo; quem é sábio pensa também na morte” (v. 4).
2. “Quando o sábio usa a violência, ele se torna tolo. Quem aceita suborno estraga o seu caráter” (v. 7)
3. “Controle sempre o seu gênio; é tolice alimentar o ódio” (v. 9).

Há duas declarações sobre Deus em Eclesiastes 7 cercadas por provérbios de sabedoria. Elas aparecem juntas e são como eixos do qual se move todo o capítulo 7. Na primeira referência (vs. 13-14), o escritor reclama que Deus governa tanto os tempos bons quanto os ruins sem explicar o que reserva o futuro; na segunda (vs. 15-18), aconselha o TEMOR DE DEUS como meio para alcançar equilíbrio na vida. As observações proverbiais (vs. 1-12 e 19-29) recomendam a ter prudência nos pensamentos e relacionamentos. A conclusão do capítulo merece a tua atenção; ali, o sábio Salomão sumariza declarando que Deus fez as pessoas boas, mas agora todas elas têm pecados (vs. 26-29); por isso, é imprescindível ter cuidado no trato de uns para com outros. Viva mais e melhor, não há melhor forma de viver do que aceitando o que Deus disse ser melhor em Sua Palavra. Deixe-se ser moldado, não pelos ensinamentos das novelas ou pela cultura que arruína o mundo cada vez mais, mas pelos princípios sábios da pura Palavra de Deus inspirada pelo Espírito Santo. Salomão foi usado por Deus para te conduzir a uma vida melhor. Não relutes, não resistas, apenas aceite sem questionar. Pode ser que a tua mente seja muito ruim para entender o bom que é viver o plano de Deus (v. 23).

O que é pior que a morte? Veja o que o sábio descobriu e compartilhou com os que almejam sabedoria: "Eu encontrei uma coisa que é mais amaga do que a morte - um certo tipo de mulher. O amor que ela oferece é uma armadilha ou uma rede para pegar você; os seus braços são correntes para prendê-lo. O homem que agrada a Deus consegue fugir dela, mas o pecador, não. Eu descobri isso pouco a pouco, quando procurava respostas para as minhas perguntas" (Eclesiastes 7:26-27). Ele ainda diz ao encerrar o capítulo: "Tudo o que aprendi se resume nisto: Deus nos fez simples e direito, mas nós complicamos tudo" (v. 29). A vida difícil que você leva pode ser você mesmo que construiu. As desgraças de tua família, podem ser você mesmo que plantou e cultivou. O sofrimento e a dor de teu coração pode ter sido você mesmo a causa. A boa notícia é que tudo pode se resolver. Se você se concentrar em aplicar o verso 18 tudo pode mudar. Quem teme ao Senhor escapa de tudo o que não presta. Escapar é deixar de viver como tolo causando as próprias adversidades. Só Deus pode restaurar uma vida, por pior que ela seja. Então corra a Ele e diga: "Deus poderoso, sei que podes arrumar o que estraguei. Por isso, me ajude a viver como queres que eu viva a fim de que o Teu melhor aconteça comigo. Amém!"


Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Um comentário:

  1. Esse versiculo me deixou intrigado ec 7:26.
    A que muher se refere?
    Pode ser uma esposa?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...