sábado, 1 de fevereiro de 2014

Preciosas Lições- Provérbios 28


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Provérbios 28
Preciosas lições
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Há preciosas lições de vida para aprender de Provérbios 28. Vale a pena ler:
Primeira, quem pensa que sabe tudo deve ler os versos 11 e 26: “Os ricos pensam que sabem tudo, mas os pobres é que conseguem ver atrás deles”; “Se você acha que sabe tudo, já é um insensato; só terá futuro quem aprende sabedoria com os outros”.
Segunda, quem ora deve saber que, “Deus não dá a mínima para a oração dos que não o ouvem” (v. 9), pois, Deus é tão correto que não atende a oração dos que insistem em resistir a Sua lei.
Terceira, aqueles que lutam contra os mandamentos de Deus devem conscientizar-se que “quem abandona a lei de Deus está livre para se entregar à corrupção; quem ama a lei de Deus lutará por ela com unhas e dentes” (v. 14). Há muita gente vivendo mandamentos humanos, ou adulterando os de Deus e tem muito evangélico declarando que a lei de Deus foi dada apenas só aos judeus, estes devem ler o verso 7, que diz: “Pratique a lei de Deus, e construa uma reputação pela sabedoria; saia com uma multidão de perdidos, e constrangerá tua família”.
Quarta, aos líderes religiosos, Deus diz: “Conduza os justos a um caminho errado, e as coisas acabarão mal para você; faça o bem, e você será recompensado” (v. 10) e, apela “ande corretamente, viva bem e seja salvo; a vida tortuosa resulta em condenação” (v. 18).
Quinta, aos causadores de confusão: “Uma pessoa precipitada provoca confusão, mas a confiança no Eterno produz bem-estar” (v. 25) e, mais, “quem é compassivo tem uma vida abençoada; mas quem é cruel tem uma vida difícil” (v. 14).


Ao meditar e refletir em Provérbios 28 é possível perceber que uma das principais causas de contendas, confusões e conflitos é o orgulho. O orgulho torna as pessoas arrogantes, já “as pessoas honestas são calmas e confiantes, corajosas como um leão” (v. 1); mas pelos ignorantes, estes são tachados de teimosos e orgulhosos. Como entender isso? É fácil! Os orgulhosos verdadeiros são destrutivos, odeiam a Lei de Deus, falsos, suas orações não são ouvidas, usam sua influência para o mal, pensam que sabe tudo quando não são sábios, encobrem seus pecados, são dominadores, tem uma vida tortuosa, tentam tirar vantagens, mostram parcialidade, causam confusão, são egoístas e serão condenados e destruídos pela justiça de Deus. Já os justos amam a justiça divina, praticam a lei de Deus, constroem “uma reputação pela sabedoria” (v. 7), fazem o bem, são “uma bênção”, têm a vida abençoada por serem compassivos, têm um futuro brilhante por serem generosos, serão salvos por andarem corretamente e viverem bem e repreenderem o erro para corrigir. Enfim, é melhor padecer necessidades e ter riquezas espirituais, do que ter muitos bens e ser ímpio (v. 6). E, o maior destaque deste capítulo parece ser o fato da pessoa abandonar a lei de Deus, ela perde toda a noção de certo e errado, passando a seguir o caminho do ímpio (vs. 4-9). Reflita nisso e seja sábio para que sejas corajoso como leão e ao mesmo tempo calmo e confiante em Deus (v. 1).
Há um contraste interessante neste capítulo, você está convidado a conferir; vale a pena:
1. Líderes sábios lideram firmados na prudência e no entendimento, são ousados e perseverantes, porém, calmos; já o pobre que oprime ao pobre é como chuva de granizo que destrói a colheita (vs. 1-3).
2. Todo aquele que é íntegro é porque segue ao Senhor, consequentemente entende a justiça; por outro lado, Deus é tão correto nem responde a oração de quem insiste em rejeitar Sua santa lei (vs. 4-9).
3. Os justos são abençoados enquanto que os ímpios entram em apuros. Os que confessam a Deus seus pecados e teimosias e se rendem a Deus integralmente, alcançam misericórdia; porém quem é ousado em seus pecados sofrerá as consequências da discórdia (vs. 10-15).
4. As pessoas honestas terão vasta influência, enquanto que o líder estúpido manipulará e explorará ao povo. O fiel será salvo, o desonesto destruído (vs. 16-22).
5. A repreensão séria – não a crítica – fará bem a quem erra que, no final das contas, ela será estimada muito mais que a adulação do bajulador (vs. 23-24).
6. O cobiçoso provoca brigas e confusão, é mesquinho e nada tem; já o generoso e compassivo sempre será recompensado (vs. 25-28).
Seria muito bom se, os sábios e justos fossem mais valorizados; mas, muitas igrejas votam líderes insensatos que impedem a igreja de crescer. Feliz sábado!


Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...