sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Renovo do Senhor-Isaias 4

Lições de Vida
Leia na Bíblia- Isaias 4
Renovo do Senhor
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Que nos ensina Isaías capítulo 4? Alguns acham que este texto confirma que existem sete mulheres para cada homem. Outros creem que é uma revelação sobre a independência feminina. Ainda tem quem defende o desespero de mulheres por homens com base nele. Há também quem vê profetizado o crescimento da imoralidade sexual, ou mesmo, a falta de compromisso sério no casamento. É importante atentar para o texto em seu contexto para não extrair dele qualquer aberração teológica; é preciso de muita oração e dependência do Espírito Santo. As sete mulheres, no tempo do profeta, apontavam à escassez de homens após o julgamento divino do capítulo anterior. Inseguras quanto ao futuro, elas queriam continuar a sua linhagem, como ditava a cultura da época; sendo que, após a destruição em resposta ao pecado, sobraria um remanescente que trocaria os sinais de orgulho e riqueza por privação e humilhação, o que resultaria em salvação M. F. Unger divide o capítulo como segue:
1. Os remanescentes sobrevivem ao juízo do Dia do Senhor (v. 1);
2. Os restantes aceitam o Messias, renovo do Senhor (v. 2);
3. Os remanescentes são purificados e convertidos (vs. 3-4);
4. Os restantes são abrigados e protegidos (vs. 5-6).

O texto de Isaías 4 já foi entendido de diversas maneiras, algumas até engraçadas – na internet existem inúmeras delas, mas nem todas estão corretas. Para não entender um texto sagrado como se fosse um texto comum é só mediante a guia do Espírito Santo. Estudar com cuidado o texto e o contexto revela que a interpretação primária do próprio texto mostra as mulheres, com maridos e filhos mortos, implorariam aos poucos homens que sobraram que se casem com elas. A escassez de homens revela que Deus não brinca com o pecado descrito nos primeiros capítulos proféticos do livro de Isaías. No entanto, é evidente que Deus preserva graciosamente um grupo para preservar a promessa da vinda do Messias. O pecado nada pode fazer para impedir Deus de cumprir a promessa de um Salvador, Libertador. Diz o verso 2: “Naquele dia o Renovo do Senhor será cheio de beleza e de glória...”; o verso 3 incentiva: “Aquele que ficar em Sião, e permanecer em Jerusalém, será chamado santo...”; o verso 4 apresenta uma professa: O Senhor levará a imundícia (pecado) das filhas de Sião fazendo justiça, purificará Jerusalém. Os dois últimos versos revelam que Deus abençoará e protegerá ao Seu povo remanescente que permanecer fiel no compromisso com Ele (vs. 5-6). Jesus levou sobre Si a imundícia de nossos pecados a fim de que sejamos cristãos, purificados de todo pecado.

Além da aplicação específica ao tempo do profeta, o texto de Isaías 4 possui abrangência escatológica; o qual pode ilustrar verdades apocalípticas onde “sete” é símbolo de perfeição; “mulher” se refere à igreja; o Homem aponta ao Messias (Cristo); “pão” ilustra as doutrinas bíblicas; as “vestes” se referem ao caráter; e o “nome” significa um título honroso. Como as sete mulheres queriam apenas o nome de um homem, sem submeterem-se a ele, igrejas querem o nome de Cristo, sem submeterem-se às Suas palavras (doutrinas). Há quem se declara cristão e vive como se Cristo nunca tivesse ensinado nada. Jesus é o pão, mas as igrejas querem o próprio pão. Querem aparentar amar a Jesus vivendo independente dEle – isso é uma grande e terrível ilusão. Deus quer purificar pessoas, salvar pecadores do pecado e, proteger de mal aos salvos até o dia em que, afinal, os santos herdarão o Céu; portanto, busque reavivamento e reforma! Ore agora: "Senhor, é possível que meu compromisso conTigo não seja como Tu esperavas de mim, portanto, agora quero me envolver mais conTigo. Quero ser um cristão conforme o Teu padrão, não conforme o meu. Quero fazer a Tua vontade sempre, e nunca a minha; ajuda-me. Eu me entrego a Ti, em nome de Jesus, amém!"

Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”


Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...