quarta-feira, 5 de março de 2014

RPSP- Isaias 9


Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica  - Isaias 9
Comentários de:  Pr Lloyd e Sheila Schomburg

Isaías estava tomado de tristeza. A escuridão espiritual no Reino de Israel do Norte resultara no cativeiro assírio do povo que vivia em lugares como a Galiléia (v.1). No entanto, Isaías viu a chegada de um dia em que a sombra da escuridão seria substituída por “grande luz” e “alegria” (v. 2,3), quando Jesus, a “Luz do mundo” (João 8:12 ARA e NVI), honraria esses mesmos lugares com Sua presença (Mt . 4:15,16).

Então, Isaías transbordando de alegria profere as maravilhosas palavras que começam com: “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado … ” (v. 6-7)!

Precisamos ouvir estas palavras, porque somos imediatamente levados de volta ao sombrio mundo de pecado ao Isaías descrever o fim do Reino do Norte – aqui identificado por Efraim e Samaria. O povo é repetidamente advertido porque não voltara para o Senhor. No entanto, a mão de amor e misericórdia de Deus “ainda está estendida” (v.12,17,21 ARA), esperando que o povo rebelde retorne para Ele.

Isaías então profere acusações contra os governantes e os falsos profetas (v. 14-16), responsáveis por levar o povo ao erro. A parte final deste capítulo é muito bem retratada nas palavras: “No fim, o egoísmo consome a si mesmo.” (SDABC, vol. 4, p. 143).

Nos dias de Isaías o povo passou a habitar nas trevas por rejeitar as orientações de Deus. Hoje também vemos trevas por toda a parte. Lembremo-nos, entretanto, que muito em breve uma luz irromperá sobre este mundo sombrio. Jesus voltará e devolverá a alegria plena a todos aqueles que O aceitaram como a “luz do mundo”. Ora vem Senhor Jesus!

Obrigado, Senhor, porque ainda ofereces o “óleo da alegria” para substituir o nosso “pranto” (Is. 61:3 NVI). Por favor, enche-nos do Seu amor e usa-nos para Sua glória. Amém.
Pr. Lloyd e Sheila Schomburg
EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...