quarta-feira, 23 de abril de 2014

Prática da religião- Isaías 58


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Isaías 58
Prática da religião
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Nem todo cristão recebe todas as bênçãos bíblicas. Tem gente que não aceita e nem pratica o que Deus requer, consequentemente perde preciosas bênçãos que Ele oferece. Como há profecias condicionais, há promessas condicionais; as quais, muitas pessoas nunca as experimentarão. 

A Bíblia descreve dois tipos de crentes: carnal e espiritual. Ambos leem a mesma Bíblia, cada um entende diferente. Isso faz sentido em Isaías 58. O carnal aplica o que acha ser interessante, sua religião é formal, externa e superficial. Já o espiritual é profundo, deixa-se guiar pelo Espírito Santo e vive a religião relacional, com Deus e com o próximo. O profeta nos mostra que (vs. 1-12):

1. Há atitudes erradas ao praticar o jejum: Vangloriar-se por jejuar e pensar que pode barganhar com Deus. As atitudes certas de jejuar são: Deixar-se moldar pelo caráter bondoso e compassivo de Deus ao lidar com os necessitados.

2. Há atitudes erradas de guardar o sábado: Fazer qualquer coisa que tire o foco de Deus e Sua vontade. As atitudes certas de guardar o sábado são: Abandonar tudo o que impede de dedicar as horas sabáticas a Deus.

Assim, praticar o jejum e a observância do sábado não tem mérito algum em si. São apenas meios para obter maior comunhão com Deus – religião é mais que crenças e doutrinas, é relacionamento com Deus. Sua presença atrai grandes bênçãos (vs. 11-14).

Por meio da prática do jejum e da guarda do sábado o fiel, sincero e íntegro adorador do verdadeiro Deus Soberano se achega a Ele mais do que interessado em favores, mas focado em um diálogo mais íntimo com Seu Criador, Redentor e Salvador. 

Leia Isaías 58 e depois reflita nesta meditação. No livro Conselho Sobre Regime Alimentar oferece o seguinte pensamento: “Espírito do verdadeiro jejum e oração é o espírito que rende a Deus a mente, o coração e a vontade”; e, quem se rende a Ele desta forma, age como Cristo agia em relação a Seu próximo: com compaixão e bondade, atendendo suas necessidades. 

Deus incentiva, motiva, apoia e ajuda àquele que quer viver a essência da verdadeira religião. A promessa de Deus visa empolgar e impulsionar em direção a Seus planos. 

Deus quer o bem, não o mal a Seus filhos. Ele quer o sucesso, não derrota e fracasso dos que O amam. A verdadeira guarda do sábado traz bênçãos exclusivas a quem dá ouvidos às orientações do Criador. Entretanto, ao observar o sábado Deus te promete (v. 14),
1. Prazer em Sua presença;
2. Sucesso na vida; e,
3. Sustento.

Você não vai perder essas bênçãos, vai? Se você as quer, sabe o que fazer, não é?Deus tem nojo, aversão e repulsa quando pessoas transformam a verdadeira religião em falsa, doutrinas verdadeiras em doutrinas falsas, comportamentos em meros rituais. Então, Ele pede a Seu profeta denunciar o pecado do povo, que consiste numa religião de casca, de fachada, de aparência, sem profundidade e sem relacionamento sólido, real e intenso com Ele (Isaías 58:1-5). 

O jejum e o sábado se tornaram meras formalidades, desde a época de Isaías até 700 anos depois, quando Jesus ensinou a essência destas duas práticas. O propósito deste capítulo, com verdades absolutas, inalteráveis, inspiradas pelo Espírito Santo, consiste em revelar aos pecadores e crentes carnais que devem elevar-se a fim de relacionar-se com Deus. 

O profeta declara que mera observância de formas religiosas, sem permitir que o significado delas seja aplicado à vida como um todo, não resulta em prazer na prática da religião, não atrai bênçãos e a religião não passa de mera ilusão (vs. 6-14). 

Após tais verdades alcançarem nosso coração é bom orar: “Pai, quantas vezes jejuei e guardei o sábado por mero formalismo; e, atualmente já nem faço mais, pois tornou-se chato e cansativo. Vi que o motivo é a minha atitude. Muda-me, transforma-me, aplica a minha alma os ensinamentos de Isaías 58. Quero ter o prezar da tua presença, perdido por causa da minha indiferença. Quero as bênçãos do relacionamento conTigo. Amém”.

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...