segunda-feira, 5 de maio de 2014

O Deus que ama, adverte- Jeremias 4

Lições de Vida

Leia na Bíblia- Jeremias 4
O Deus que ama, adverte
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

O Deus que ama, adverte; o Deus que se preocupa com o bem de quem Ele ama, exorta; o Deus que visa restaurar aqueles que o pecado está destruindo, repreende; o Deus que mostra interesse pelos Seus, com promessas incentiva um relacionamento, uma volta a Ele; o Deus que é rejeitado, desprezado, ignorado e abandonado permite aos que assim age, colherem os resultados de suas próprias escolhas: ruína e destruição. 

Convido você a refletir com atenção na mensagem profética de Jeremias, capítulo 4 de seu livro. Tentar agradar a Deus sem relacionar-se com Ele não traz nenhuma mudança ao coração. Assim a religião é externa, formal, vazia e sem sentido. Desta forma, a religião não tem graça, não passa de reuniões chatas e enfadonhas que resultam em desperdício de tempo na visão de quem vive esse tipo de religião e até mesmo na visão de Deus. Uma religião assim resulta em destruição por ser uma falsificação da verdadeira religião. Pior do que falsificar dinheiro, é falsificar a religião. 

Uma religião falsa é uma tentativa de viver a verdadeira, mas a Bíblia a compara como enfeites e maquiagens que apenas encobrem as imperfeições, mas não arranca tais perfeições de nosso caráter e corações. Religião verdadeira é relacionamento, Deus mesmo diz: “Se voltares... volta para mim” (v. 1). Volte-se para Deus agora mesmo!

Ainda que, especificamente, Jeremias esteja apresentando uma mensagem a Judá, no Antigo Testamento, diante de seus desvios de conduta por pegar o atalho da espiritualidade, o Espírito Santo tendia deixar uma mensagem diretamente a todos os que habitam neste mundo; com visão ampliada, é possível entender que Deus quer falar-nos por meio deste capítulo:

1. Nossa religião em relação ao Deus verdadeiro pode ser tão falsa quanto como adoramos ídolos pagãos, se nosso coração não for circuncidado diante de Deus (vs. 1-4). Um coração duro, arrogante, será de tal modo rejeitado como um campo onde só cresce espinhos e não dá para ser arado.

2. Se é possível que a religião verdadeira seja vivida de maneira errada, também é possível que na religião verdadeira haja sacerdotes e profetas, pastores e líderes religiosos (v. 9) que estejam tão distante de Deus que se surpreenderão com Sua ira quando ela se manifestar diante dos seus pecados (vs. 5-18).

3. Uma religião que não seja fruto de verdadeira conversão, mas apenas de mudança externa é comparada a maquiagem e ornamentos, que apenas escondem as imperfeições superficiais, mas não mudam o coração. No entanto, tal religiosidade na verdadeira igreja de Deus trará o mesmo resultado destrutivo que virá sobre aqueles que rejeitam abertamente ao Deus verdadeiro (vs. 19-31).

Analise a tua vida, reveja teus conceitos de religião e deixe Deus mudar teu coração e tua vida!

Com visão apocalíptica, o final do capítulo 4 de Jeremias fala de uma destruição total, que a todo o mundo será fatal. Embora a Terra de todo não será destruída, os que não optarem pelas orientações, exortações e apelos divinos serão banidos totalmente da face de todo o planeta, o qual será um abismo tenebroso descrito no Apocalipse durante os mil anos. Como Deus não quer teu fim, Ele apela:

1. “Volta para mim... Circuncidai-vos para o Senhor, circuncidai o vosso coração...” (vs. 1, 4) – Arrependimento.

2. “Arvorai a bandeira rumo a Sião, fugi e não vos detenhais...” (v. 6) – Conversão.

3. “Cingi-vos, pois, de cilício, lamentai e uivai...” (v. 8) – Submissão.

4. “Lava o teu coração da malícia... para que sejas salvo” (v. 14) – Purificação.

5. “Proclamai isto às nações” (v. 16) – Testemunho.

Não se pode ignorar um compromisso com Deus sem sofrer consequências. O contrário também é verdade: Há recompensas em relacionar-se e comprometer-se com Deus. O Senhor quer o teu amor. 

Diga a Deus em oração: “Senhor, aceito Teu apelo, quero viver ao Teu lado, para ser moldado por Ti. Quero ser livre de todo pecado e ser por Ti santificado. Em nome de Jesus, amém!”

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...