sábado, 3 de maio de 2014

Relacionamento com Deus- Jeremias 2


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jeremias 2
Relacionamento com Deus
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Quando as pessoas abandonam a Deus (isso não as impedem de frequentarem à Igreja ou seguirem regras e normas religiosas), passam a ter atitudes erradas em seu comportamento. Da mesma forma que dá para perceber quando o amor de uma noiva esfria para com seu noivo, dá para saber quem é e quem não é apaixonado por Deus. 

Quando a fonte de prazer de alguém é outra coisa que não Deus, quando fazer qualquer outra coisa traz maior alegria que servir a Deus, quando a atenção de alguém está desfocada de Deus e não se tem tempo para Ele, quando... essa pessoa já caiu no despenhadeiro da apostasia, rumo à destruição... Nisso consiste o primeiro sermão do profeta Jeremias. Leia o capitulo 2 de seu precioso livro, tire tempo para aprender coisas que farão a diferença em tua vida para sempre. Veja que, se o que ele pregou é teu caso, a situação de tua igreja, é tempo de reflexão, confissão, arrependimento e conversão. Clame ao Senhor, Ele concede perdão! Não perca tempo!

Precisamos crescer, para isso é necessário aprender. Precisamos nos fortalecer, para isso é necessário ouvir à Palavra de Deus. Abra a tua Bíblia e deixe Seus princípios moldar a tua vida. Eis a seguir os princípios da primeira pregação do profeta Jeremias, extraídas do segundo capítulo de seu livro:

1. A essência da verdadeira religião é o relacionamento com Deus: Muitos, como Israel, no início de sua história de amor com Deus, são plenamente dedicados e comprometidos como uma noiva ao seu noivo (vs. 1-3).

2. A essência da distorção da religião é o desvio da devoção: Como a esposa que ignora o amor ao marido, muitos se ocupam de tantas coisas, deixando a Deus de lado; isso é adultério espiritual, o que é mau e atrai o mal (vs. 4-21).

3. A essência do pecado é substituir o lugar de Deus por qualquer outra coisa: Tudo o que ocupe o primeiro lugar em nossa vida, estará ocupando o lugar que pertence a Deus. Seja o trabalho, o dinheiro, o esporte, a TV, os filhos, jogos, etc. (vs. 22-37); isso gera idolatria!

O relacionamento com Deus transforma o comportamento das pessoas. A mudança de vida só acontece mediante intimidade e conexão com o autor da vida. Ainda que se viva rituais da verdadeira religião, sem amor para com o Deus Criador, nada terá sentido. Tudo passará de meros ruídos. Então, apaixone-se e comprometa-se fielmente com Deus e tua vida será bem melhor!

É melhor viver na contramão do mundo, do que na contramão de Deus. 

A prova de conversão do mundanismo é a mudança de vida conforme a vontade divina. Somos salvos do pecado, não para continuar em pecado. Quando isso não acontece Deus levanta um porta-voz para convidar Seu povo ao reavivamento; o qual não tem nada a ver com entretenimento, mas com arrependimento. 

Onde o ritualismo forâneo à palavra de Deus ocupa o lugar de um relacionamento com Deus é preciso fortes repreensões a fim de despertar da mornidão espiritual. Jeremias é esse porta-voz (Jeremias 2). O porta-voz não critica, ele repreende para restaurar; a crítica é sempre destrutiva enquanto que a repreensão visa sempre a restauração. Na repreensão há amor, na crítica há desvalorização. No amor há restauração, na crítica há destruição. Deus, quando expõe a situação espiritual de Seu povo sempre expõe o seu amor, Seu anseio por reconciliação. Ele quer que caiamos de joelhos em busca de perdão. 

A oração é o meio de nos ligar a Deus; então, vamos orar? "Senhos, quantas vezes agimos como Teu povo no passado, e quantas vezes estás disposto a nos buscar em nossos pecados! Eu fico envergonhado e me arrependo; volta-Te para mim, concede-Me Teu perdão, para que eu viva os efeitos da reconciliação conTigo. Amém!"

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...