segunda-feira, 12 de maio de 2014

Um poderoso sermão-Jeremias 11


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jeremias 11
Um poderoso sermão
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

As pessoas da sociedade que está em pecado não aprecia a pregação baseada exclusivamente na Bíblia. As pessoas do mundo não têm prazer na revelação clara e transparente da Palavra de Deus. 

Leia Jeremias 11 para entender melhor tal verdade. Os opositores da Palavra, embora “crentes” nessa Palavra, judeus religiosos, mas descambando nas tradições pagãs de sua época chamada de religiosidade, tramaram silenciar Jeremias, o qual proclamava a verdadeira Palavra de Deus. 

A trama contra a vida dele não deveria surpreendê-lo; embora tais intensões hostis fossem informadas por Deus (vs. 18-19), o próprio Deus já lhe havia advertido que elas existiriam (1:17-19; 9:4-6). Porém, tais hostilidades causam calafrios na espinha dos mais fieis servos de Deus. Contudo, Deus sempre protege, cuida, apoia, conforta e livra aos que dependem dEle. 

É muito melhor servir a Deus antes que agradar aos pecadores que caminham para o abismo da destruição, mesmo assim Deus quer que anunciemos a verdade a fim de que tenham opção da salvação. Ainda que as orações dos perversos não são atendidas, Deus quer que Suas palavras cheguem a eles sem ser omitidas.

Ao meditar na Bíblia e em minha vida pude ver que as lições de Jeremias 11 se verão em minha vida todas as vezes que eu me levantar como ministro de Deus para falar claramente Suas palavras aos homens. Então, após minhas intensas reflexões e meditações neste capítulo cheguei às seguintes conclusões:

1. Se pregamos a Bíblia tal como ela é, sem omitir ou distorcer quaisquer de seus ensinamentos, não será possível sermos pregadores populares.

2. Se fizermos a vontade de Deus dificilmente será possível agradar aos pecadores, mesmo àqueles que pensam ser religiosos se levantarão em oposição.

3. Se orarmos a Deus ao realizarmos Sua missão em meio à aposição, certamente teremos a Sua proteção na perseguição.

4. Se buscarmos a Deus, não como um mero recurso para evitar a aflição sem uma verdadeira mudança de atitude (conversão), Ele responderá livrando-nos da opressão.

5. Se fizermos o que Deus pede teremos grandes recompensas, diferentemente das consequências terríveis que assolarão aos que se opõem a Sua Palavra.

A clareza da Palavra de Deus não esconde a realidade caótica deste mundo; mas os fiéis serão protegidos e guardados por Ele até o fim!

Buscar a Deus e relacionar-se com Ele deve ser o motivo de toda oração de todo cristão que passa por tribulação e perseguição. A perseguição existe para todo aquele que se põe ao lado de Deus e se opõe ao pecado. 

Veja em Jeremias 11 que, após um poderoso sermão, inspirado por Deus, aos religiosos de Judá, não os levou à conversão, mas à rebelião (vs. 1-17), e, consequentemente tramaram a destruição do profeta Jeremias (vs. 18-23). 

Servir a Deus em meio às pessoas que servem a si mesmas e ao pecado significa viver na contramão, em oposição à maioria. 

Note que o Deus que chama, capacita e orienta também avisa de perigos aos Seus servos. Os servos de Deus que são mansos sempre são alvos de humilhação e crítica por parte dos perversos (vs. 18-19). Nesta situação se nota a importância da oração; ao orar, Jeremias recebeu garantia de que os que se opunham a ele pagariam caro por isso (vs. 20-23). Deus não se deixa escarnecer nem na vida de Seus servos. Ele está sempre atento a seus sofrimentos. 

Após estudar, meditar e refletir nestas palavras inspiradas, vamos falar com Deus: “Meu Deus, ainda que fazer a Tua vontade me custe muitas coisas, até minhas amizades, prefiro continuar fazendo a Tua vontade custe o que custar. Sei que dentro de Tua vontade estarei sempre seguro. Confio minha vida em Tuas mãos em todas as situações. Preciso de Tuas orientações para viver o dia de hoje. Amém!”

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...