sábado, 17 de maio de 2014

Vida solitária - Jeremias 16

Lições de Vida
Leia na Bíblia- Jeremias 16
A vida solitária do profeta
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Como chamar a atenção de pessoas indiferentes? Como impressionar àqueles que precisam de salvação? Pior ainda, como falar a quem se acha salvo, mas está perdido? Como falar àqueles que estão no caminho errado pensando estarem certos? Como atrair falsos religiosos à religião verdadeira? Ainda que seja difícil, Deus usa todos os recursos e deixa a decisão nas mãos de cada um. Deus diz a Jeremias que faça coisas esquisitas (Jeremias 16),

1. Não se case;
2. Não vá a funerais;
3. Não festeje.

É importante interpretar bem à Bíblia para não aplicá-la equivocadamente. Estes três itens não são restrições universais; eram específicas a Jeremias com significado profético aos judeus à beira do exílio babilônico. Portanto:

1. Ao orientar o profeta a não ter esposa mostrava os efeitos devastadores do pecado sobre as famílias, em que muitos ficariam sem cônjuges – sem família!
2. Ao orientar o profeta a não ir a funerais transmitia a ideia de que vindo as consequências do pecado, o exílio, não haveria oportunidade de velar mortos!
3. Ao orientar o profeta a não ir a festas indicava que as consequências do pecado impediriam as pessoas de realizarem comemorações alegres!

Leia Jeremias 16 com atenção e oração. Medite com profunda reflexão em cada premissa. Note que Deus pediu algumas coisas esquisitas ao profeta Jeremias, como não casar-se, não ir a funeral e nem a baquetes a fim de transmitir uma mensagem aos pecadores que ignoravam seus pecados e caminhavam à perdição. 

Agora tente responder: Com que outro recurso Deus chamaria a atenção para a conscientização da necessidade de arrependimento e conversão? O que mais Deus deveria fazer para atrair mais eficazmente pessoas à salvação? Sim, Deus fez mais! 

Ele enviou Seu Filho amado para morrer ensanguentado numa horrenda cruz, por nossos pecados. Ante da Sua morte Jesus reuniu Seus discípulos e instituiu a Ceia em lugar da páscoa. O costume de repartir o pão e beber do copo de vinho (v. 7) reunidos na casa do falecido foi usado por Jesus antes de Sua morte. Parece que dai Jesus extraiu os emblemas da Santa Ceia, substituindo a páscoa e seus emblemas. A qual aponta para o,
1. Passado, quando Jesus morreu pelos nossos pecados;
2. Presente, quando somos perdoados de nossos pecados;
3. Futuro, quando Jesus vier para nos resgatar deste mundo.

O que mais Deus precisa fazer para chamar a Tua atenção para a salvação e perdão dos pecados?

Depois de Deus pedir várias coisas, e explicar muitas outras a Jeremias e pedir para transmitir aos judeus o motivo do iminente desastre com a conquista da Babilônia no capítulo 16 de seu livro profético, o capítulo encerra com uma visão das nações gentílicas deixando ídolos e voltando-se ao Senhor. Após o juízo Deus reuniria Seu povo espalhado pela Terra dando-lhe bênçãos definitivas. 

Escatologicamente, a profecia aponta à Segunda Vinda de Cristo e ao julgamento que antecede à grande libertação deste mundo. Prepare-se, coisas boas nos aguardam! Após o juízo virá o Paraíso! 

Você quer se preparar? Então ore esta oração extraída do livro Parábolas de Jesus pág. 159: “Senhor, toma meu coração; pois não o posso dar. É Tua propriedade. Conserva-o puro; pois não posso conservá-lo para Ti. Salva-me a despeito de mim mesmo, tão fraco e tão dessemelhante de Cristo. Molda-me, forma-me e eleva-me a uma atmosfera pura e santa, onde a rica corrente do Teu amor possa fluir por minha alma. [Amém]”.
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...