sexta-feira, 27 de junho de 2014

A última crise- Lamentações 5

Lições de Vida

Leia na Bíblia- Lamentações 5
A última crise
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Bom dia! Como você está? Como vai a tua vida? Falta alegria, paz e esperança? A situação adversa está arrombando as portas do teu coração? A tristeza não vai embora? A lamentação e reclamação há tempo passaram a ser teu estilo de vida?

Leia esta reflexão e saiba como mudar a tua situação. Antes, porém, leia o livro bíblico chamado Lamentações, leia seu último capítulo (o cinco).

Veja que o pecado produz tristeza, Deus dá alegria; o pecado provoca vergonha, Deus conduz à honra; o pecado destrói, Deus restaura; o pecado mata, Deus vivifica; o pecado engana, Deus é sincero, transparente. Seria tão bom se se preferisse Deus antes que o pecado; na teoria as pessoas afirmam preferi-lO, mas na prática do dia a dia, o pecado é prioridade.

Por exemplo, a Bíblia diz que sábado é do Senhor, é dia de comunhão e não de assistir televisão ou o jogo da seleção brasileira – mas tem muita gente que vai mandar Deus para escanteio, de lado e vai dar atenção à seleção que nada pode fazer para auxiliar nas ocasiões de aflição.

Como também outros que vão trabalhar no sábado porque confiam mais no trabalho do que no Deus que sustenta ou como aqueles que ignoram o esperar pelo casamento para ter relações sexuais – depois experimentam a vergonha da vida; pior ainda é quando se culpa a Deus pela situação caótica que resultou da falta de comunhão com Ele. Pense nisso!

Quando a coisa aperta, e a desgraça vem, é quase certo que pessoas se lembrarão de pedir que Deus se lembre das Suas promessas. Não foi diferente com os judeus, o antigo povo de Deus, e, não é diferente com a gente. No tempo do fim o remanescente clamará a Deus como o remanescente contemporâneo a Jeremias. Leia Lamentações 5 e aprenda preciosas lições:

1. O texto aponta à tristeza e aflição do remanescente antigo (os fieis que restaram dos judeus), do qual Jeremias foi porta-voz, ao testemunhar a invasão dos caldeus.

2. Também se refere ao clamor na história de todo aquele que sofre pelos seus pecados, enfrenta a disciplina divina a fim de se purificar de suas imundícias e pecados para se encontrar com Jesus.

3. Por fim, se aplica ao remanescente fiel que, no futuro, terá de enfrentar a última crise, “o cerco da grande Babilônia espiritual”, que inaugurará o tempo de angústia de Jacó, pouco antes da grande libertação: O retorno de Jesus.

Deus pode resolver qualquer problema. Pode libertar de qualquer situação. Pode auxiliar qualquer pessoa. Não há caso difícil para Ele, pois Ele é o Deus do impossível. Ele é o único que oferece esperança real e concreta porque é o único que garante fazer o que mais ninguém pode fazer. Creia, entregue-se e viva para esse Deus. Não O ignore, não O chute para escanteio – Sem Ele você não é nada! Com Ele você tem tudo!


É possível ter esperança em qualquer situação. O capítulo 5 de Lamentações difere de todos os outros quatro capítulos do mesmo livro. Não é acróstico como os outros; não é uma lamentação individual, é coletiva. O povo clama a Deus por auxílio. O texto revela que:

1. Deus pode reverter qualquer situação, por mais difícil, complicada e complexa que seja e dá fim a todo tipo de aflição (vs. 1-18).

2. Deus oferece esperança, perdão, segurança e salvação àquele que O busca com sinceridade e de todo coração a fim de obter restauração (vs. 19-22).

Comentando sobre este capítulo Paul R. House declara: “Deus não seria Deus se o pecado não fosse castigado, mas também não O seria caso o perdão não fosse concedido”. Não importa a tua situação, busque de Deus o perdão; Ele trará a restauração.

Ore a Ele, agora mesmo: Graças te dou pelos preciosos ensinamentos e orientações que pude aprender neste cinco dias lendo o livro de Lamentações. Amém”.

(adaptado)
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...