sábado, 28 de junho de 2014

Deus observa o mundo-Ezequiel 1

Lições de Vida

Leia na Bíblia- Ezequiel 1
Deus observa o mundo
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Hoje damos início à leitura de um livro profético, extraordinário que por muitos tem sido ignorados devido a aparente complexidade de suas mensagens de esperança, conforto e orientação. Você é convidado a ler juntamente com pessoas de vários países o livro escrito na Babilônia, pelo profeta Ezequiel. Leia o capítulo 1 e logo continue a leitura desta reflexão. 

O contexto histórico nos mostra que, enquanto Jeremias recebia mensagens divinas para o remanescente em Jerusalém, Daniel atuava na luxuosa corte de Babilônia e, Ezequiel recebia mensagens para serem transmitidas aos judeus escravizados pelos caldeus – Deus coloca um profeta em cada lugar.

Diferentemente de Jeremia e Daniel, as mensagens de Ezequiel, que atuou 593 a 571 a. C. “tinha um forte tom de consolo”, devido a focar os cativos, observa Merril F. Unger. Assim fica claro que Deus observa o mundo, atenta para cada um de seus habitantes e preza pelo Seu povo, ainda que rebeldes. 

Deus mostra Seu poder a um povo sem nenhum poder. Deus revela Sua glória a um povo sem honra. Assim Deus é a única luz que pode existir no fim do túnel escuro dos emaranhados de problemas da vida sofrida.

A situação era precária, os filhos de Deus tinham perdido tudo, inclusive a honra. Não sobrou nada do cerco de Jerusalém, a não ser a vida miserável. Transportados como escravos, foram largados em Babilônia. Por isso, com coração amargurado, cheio de ódio e crueldade, amaldiçoaram: “Filha de Babilônia, que hás de ser destruída, feliz aquele que te der o pago do mal que nos fizeste. Feliz aquele que pegar teus filhos e esmaga-los contra a pedra” (Salmo 137:8-9). 

Nesse contexto o texto de Ezequiel capítulo um foi escrito. Em meio aos mais densos sofrimentos e trevas espirituais Deus dá mensagens de conforto a um povo quase morto. Diante da situação desesperadora, Deus oferece mensagens confortadoras. Essa é a tônica do primeiro capítulo de Ezequiel, que em visão vê um emaranhado de coisas. 

Em Seu livro Comentário do Antigo Testamento, o teólogo Paul R. House, numa frase apresenta a teologia de Ezequiel: “O Deus presente”. Numa situação deprimente, Deus mostra que não está alheio e nem ausente da vida de Seus filhos, ainda que rebeldes e desobedientes. Nas palavras de House, o primeiro capítulo apresenta as visões que Ezequiel teve de:

1. Quatro criaturas (vs. 4-14);
2. Rodas (vs. 15-21);
3. Um firmamento (vs.22-25); e de,
4. Um Yahweh glorioso num trono (vs. 26-28).

Leia o primeiro capítulo do livro bíblico do profeta Ezequiel. Esse capítulo é profundo, possui mensagens magníficas, apresenta um Deus glorioso a um povo sofrendo, nas mãos de pagãos, as consequências de seus pecados. Porém, desse capítulo aprendemos que,

1. Deus zela pelo Seu povo ainda que este não zela pelo seu Deus;
2. Deus manifesta Sua presença nos momentos mais críticos de Seu povo;
3. Deus revela Sua extraordinária glória nas horas de maiores trevas e desespero;
4. Deus mostra que está no controle quando tudo parece descontrolado.

A verdade é: Se a situação está complicada, só Deus pode descomplicar. Busque-O; anime-se! 

Clame ao Senhor em oração: “Senhor, por muito tempo lutei para resolver minha situação, mas perdi a motivação devido a não encontrar nenhuma solução para meus problemas; mas lendo Ezequiel capítulo 1 aprendi que para Ti nada é tão complicado que não possas descomplicar, nada é tão difícil para Ti a ponto de ser impossível. Aprendi também que o Senhor está no trono do Universo, mas quero que estejas também no trono do meu coração. Hoje, esta é minha oração, abandono toda minha indisposição e frustração para confiar a Ti a minha complicada situação. Eu oro em nome de Jesus, amém!”
(adaptado)

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”
Levanta-te, clama de noite no princípio das vigias; derrama o teu coração como águas diante do Senhor!
Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...