domingo, 1 de junho de 2014

O povo de Deus será renovado-- Jeremias 31


Lições de Vida

Leia na Bíblia- Jeremias 31
O povo de Deus será renovado
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Que ensinamentos gloriosos há nos 40 versículos de Jeremias 31! Abra a tua Bíblia e leia com atenção e oração! Dedique tempo para reflexão e meditação. Veja que o texto sagrado revela que em meio ao sofrimento Deus dá consolação. Em meio à aflição Ele promete restauração. Quem nEle crê, choro de tristeza será substituído por choro de alegria. 

Neste capítulo Deus promete agir, restaurar e renovar quem se compromete com Ele. Deixe Deus imprimir Sua Lei em tua mente e coração; permita que Ele seja o Teu Deus que te dará um futuro glorioso. Reavive-se na Palavra!

Comprometa-se fiel e totalmente com Ele. Medite em cada frase, deixe Deus falar ao teu coração. Aceite Suas preciosas instruções. Hoje Deus quer operar em tua vida a fim de que tenhas uma semana cheia de bênçãos.

As lições a seguir estão baseadas nas reflexões do teólogo Frank B. Holbrook. Antes, porém, leia com atenção aos 40 versículos de Jeremias 31. E, com oração medite:

1. Deus estendeu Seu amor e graça ao povo de Israel tanto no êxodo do Egito como no êxodo de Babilônia. Como pecadores, talvez pensemos que nos compete inteiramente dar o primeiro passo em direção a Deus. O fato é, porém, que o Espírito Santo nos impele para o lar (vs. 1-4).

2. Em certo sentido, todos os pecadores que aceitam a graça de Deus passam por duplo êxodo. Primeiro, eles experimentam a libertação da escravidão ao domínio do pecado. Em segundo lugar, por ocasião da volta de Cristo em glória, os salvos experimentarão um êxodo da Terra para o Reino eterno. O regozijo em cada um deles é grande (vs. 7-14).

3. A reconciliação de Jacó com o seu irmão ocorreu após ele passar por um tempo de angústia cujos principais elementos foram aflição de espírito, entrega de si mesmo e arrependimento. Assim também, o livramento de Israel ocorreria após um período de angústia comparável ao tempo da angústia de Jacó. Escatologicamente, pouco antes de ser libertada das aflições deste mundo, a igreja remanescente também passará por um tempo de aflição sem paralelo, conhecido como “tempo de angústia de Jacó” (vs. 15-17)

Comentando e expandindo a mensagem de Jeremias 31 Holbrook afirma: 
As profecias referentes ao “Dia do Senhor” são tipos do supremo Dia do Senhor, isto é, elas também representam um cumprimento no fim do tempo. Como a antiga Babilônia se lançou sobre os judeus para conquistá-los (tempo de angústia de Jacó), assim, na interpretação espiritual da profecia, a Babilônia dos últimos dias procurará destruir à igreja (o Israel espiritual). A promessa é certa para ambos os casos: “Ele [Jacó] será livre dela”. O povo de Deus será renovado e Jerusalém será nova (vs. 18-40).

Vamos orar?
"Pai celestial, fico maravilhado diante do que fazes para salvar a humanidade. Permites o sofrimento a fim de que busquemos em Ti o livramento. Nos deixas colher as consequências de nossas escolhas a fim de que permitamos que o Senhor imprima Tua Lei em nossa mente e coração, pois de outro jeito não tem jeito de sermos fieis a Ti. Ofereces a Tua graça quando fraquejamos e falhamos. E, prometes nos restaurar de todo estrago que nós mesmos causamos... que graça, que amor, que bondade, que compaixão inigualável! Por isso, eu me entrego completamente a Ti para fazeres o que quiseres comigo. Amém!"Heber Toth Armí
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...