sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Detalhes do templo- Ezequiel 42

Lições de Vida
Leitura Bíblica- Ezequiel 42
Detalhes do templo
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Ainda que na mente de muitos não haja diferença entre o que é santo e o que é comum, essa diferença existe e é importante conhecê-la. Desvalorizar o sagrado implica em desrespeitar Àquele que santifica com Sua santidade. Sobre isso, os versículos 13 e 14 fazem as seguintes observações sobre certos quartos do templo:

“Os quartos do lado norte e do lado sul adjacentes à área aberta são quartos sagrados... Esses quartos reservados, são lugar sagrado. Depois de entrar no santuário, os sacerdotes não podiam mais voltar ao pátio externo e se misturar com o povo se não trocarem as vestimentas sagradas que usam para ministrar por roupas comuns” (AM).

De acordo com William MacDonald, o capítulo se divide em duas seções:

1. Os aposentos dos sacerdotes (vs. 1-14);
2. As medidas do átrio exterior (vs. 15-20).

E, então, ele comenta: “A distinção entre o santo e o profano no versículo 20 é a diferença entre o culto e os negócios comuns da vida cotidiana”.

Deus não mudou; conquanto, deve haver reverência e respeito a Sua santidade tanto quanto fora ensinado na antiguidade. Tal reverência e respeito devem notar-se nos templos atuais e mesmo no cuidado do templo do Espírito Santo, que é nosso corpo, o qual é sagrado (I Coríntios 3:16-17; 6:19-20). Neste século XXI é preciso repensar o conceito de santidade.

Note que, um dos propósitos de Deus na visão a Ezequiel é revelar Sua santidade. Segundo Merril Unger, “este é o tema que permeia todo o livro... A santidade do Senhor é ainda mais enfatizada pelo princípio da separação. Desde o princípio se introduz o muro que separa os átrios e o templo de tudo o que é corruptor (40.5). As celas [quartos], 42.1-14, são chamadas santas e têm semelhante função separadora. Descreve-se a firme separação de todo o complexo murado” (vs. 15-20).

Portanto,

1. Reavalie teu conceito de santidade;
2. Reverencie a Deus e Sua casa de culto;
3. Respeite o que Deus considerou sagrado.

Tal mensagem foi uma advertência aos judeus exilados na Babilônia, que sofriam devido à irreverência às coisas sagradas. Desta maneira, este capítulo é uma lição de vida para nós, que ainda temos dificuldades com aquilo que é santo, após 2500 anos desta visão!
(adaptado)

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...