terça-feira, 5 de agosto de 2014

Profecias divinas contra Gogue- Ezequiel 39

Lições de Vida

Leitura Bíblica- Ezequiel 39
Profecias divinas contra Gogue
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Continuando do capítulo anterior, o capítulo de hoje apresenta os três últimos oráculos/profecias divinas contra Gogue. Os quais, de acordo com o Comentário Bíblico Africano, são:

1. Quinto oráculo (vs. 1-16);
2. Sexto oráculo (vs. 17-24); e,
3. Sétimo oráculo (vs. 25-29).

Da mesma forma que nos quatro oráculos visto anteriormente, nestes últimos oráculos novamente o foco é Deus. É o próprio Deus Quem diz a Gogue: “Então, vou arrancar o arco de Sua mão esquerda e as flechas de sua mão direita, e você será morto nas montanhas de Israel com todas as suas tropas e qualquer um que esteja com você” (v. 3 AM). Magogue será incendiada por Deus para que seus moradores saibam Quem Ele é (v. 6). Deus alcançará Seu objetivo, pois não quer um mundo perdido na ignorância sobre Ele (vs. 7-8).

Novamente, neste capítulo próprio Deus fala ao profeta, orientando-o a chamar todas aves e animais para se ajuntarem a comer cadáveres de inimigos espalhados por toda a terra (v. 17). Com um juízo universal Deus revelará Sua glória no mundo e, todos saberão Quem Ele é (vs. 21-24). S. J. Schwantes, comentando sobre este capítulo diz:

“A destruição espetacular de Deus a favor de Seu povo redundaria para Sua glória entre as nações (v. 21)”. E, com tom escatológico declara: “Na linguagem igualmente simbólica do Apocalipse este banquete oferecido às aves do céu (Apoc. 19:17-21), segue-se à ceia das bodas do Cordeiro, sobre os convidados da qual uma bênção especial é pronunciada (19:6-9)”.

O mesmo autor acrescenta ao comentar os últimos versículos de Ezequiel 39: “O v. 27 reitera o tema de que no Seu trato com os povos a santidade, ou o caráter de Deus seria vindicado à vista das nações. Na existência de Israel como nação, se reflete como um microcosmo o conflito milenar entre Deus e Satanás. O caráter de Deus foi impugnado pelas acusações de Satanás e deve ser vindicado à vista do universo... Os capítulos 7 e 8 de Daniel... focalizam o tema da afronta ao governo e ao nome de Deus e da vindicação em virtude do juízo final”.

Enfim, Deus é amor, misericórdia e justiça, e todos saberão disso! É melhor reconhecer isso antes que seja demasiado tarde!
(adaptado)
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...