sábado, 13 de setembro de 2014

Amós 1 Comentários

Lições de Vida

Leitura Bíblica- Amós 1
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Aqueles que se distanciam de Deus logo estarão diante dEle. Aqueles que fogem dEle um dia se encontrarão do tribunal celestial. O juízo virá a todos, de todos os lugares e épocas.

Cinco nações vizinhas do povo de Deus são julgadas e condenadas neste capítulo: Damasco, Gaza, Tiro, Edom e Amóm. Por quê? Qual a razão? Deus explica:

• “... porque trilharam a Gileade com trilhos de ferro” (v. 3). Deus não tolera àqueles que humilham a seus semelhantes.
• “... porque levaram em cativeiro todo o povo para o entregar a Edom” (v. 6). Deus não tolera àqueles que escravizam pessoas.
• “... porque entregaram todos os cativos a Edom, e não se lembraram da aliança de irmãos” (v. 9). Deus não tolera àqueles que ignoram seus compromissos.
• “... porque perseguiu a seu irmão à espada, e baniu toda a misericórdia” (v. 11). Deus não tolera quem não age com misericórdia e amor.
• “... porque fenderam o ventre das grávidas de Gileade, para dilatarem as próprias fronteiras” (v. 13). Deus não tolera indiferentes e arrogantes.

Deus diz o que não tolera, dá o veredicto e ainda apresenta as razões para as punições. Há destruição para àqueles que não optarem pela salvação ou não haveria necessidade de salvação. Deus é a única solução; rejeitá-lO implica cavar a própria sepultura.

“Amós era um pastor [de ovelhas] dedicado à agricultura” – comenta Matthew Henry, mas agiu pelo poder e eloquência do Espírito Santo. Ele “assegura às doze tribos [de Israel] a destruição das nações vizinhas... Deus usou um pastor [de ovelhas] para repreender e advertir ao povo”. A seguir, Henry nos dá duas excelentes aplicações:
1. Aos que Deus dá habilidade para Seu serviço não devem ser desprezados por sua origem e ocupação;
2. Há juízos às nações que oprimem ao povo de Deus; o número quatro não é exato – significa que ultrapassaram na vida de pecado e estão maduros para a vingança.

Aqueles que desprezam, zombam e humilham ao povo de Deus precisam saber que vão prestar contas a Ele no dia do juízo. Todo aquele que se entrega a Deus, ainda que enfrente opressão aqui, certamente é alvo da proteção de Deus, que virá defendê-lo e libertá-lo.

Para o fiel, juízo é sinônimo de vindicação! Aguarde-o!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...