domingo, 21 de setembro de 2014

Lições de Vida - Amós 9

Lições de Vida

Leitura Bíblica- Amós 9
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Neste último capítulo há uma mensagem solene, a qual merece nossa atenção. Deus quer nos falar como falou ao profeta, e Ele o faz mediante as Escrituras, a qual é mais atual que o jornal de amanhã.

Embora as profecias sejam, inicialmente, aplicáveis especificamente ao Israel antigo, o Novo Testamento permite olhar à igreja Cristã pelos olhos de Amós. Assim, a mensagem ao Israel espiritual (igreja) é atual:

1. Vs. 1-6 – Deus julgará tudo e todos, ninguém escapará; nem mesmo àqueles que estão nas profundezas dos oceanos ou mesmo no espaço sideral morando nas estrelas (ou seja, se for possível esconder-se na lua ou morar em Marte, o Juiz do Universo os alcançará).

2. Vs. 7-10 – O Juiz visa julgar para purificar. Haverá um peneiramento, em que o povo que professam o nome e a fé em Deus será sacudido, a fim de que a palha, o crente superficial, o falso cristão, seja removido – lançado fora. Ficará apenas o remanescente.

3. Vs. 11-15 – Deus prometeu restaurar tudo para o bem deste remanescente. As bênçãos prometidas têm foco no Messias, Aquele que fará do velho mundo corroído pelo pecado em Novos Céus e Nova Terra, onde habitará a justiça (2 Pedro 3:9-14).

Nem tudo está perdido neste mundo corrompido. Nas palavras de William MacDonald, observe que, “de fato, Deus puniria os pecadores, porém salvaria um remanescente como quem sacode o trigo no crivo, sem que caia na terra um só grão. Embora a maioria fosse destruída, uma pequena parcela, considerada digna pelo Senhor, seria salva”.

Hernandes Dias Lopes destaca alguns pontos importantes:
1. Deus tem um remanescente da graça que será poupado;
2. Deus usará a peneira para separar o trigo da palha;
3. Deus não poupará os que deliberadamente desejam viver no pecado.

A fim de que haja sinceridade nos que professam o cristianismo, a fim de que aqueles que vivem a falsidade sejam retirados, Deus propõe uma sacudidura. A palha sairá, o trigo ficará. O joio é jogado fora; o trigo, embora sacudido, ficará dentro da peneira de Deus: Uma advertência àqueles que saem da igreja de Deus para criar outros ministérios.

Ao sermos sacudidos por Deus, que sejamos reavivados e reformados, a fim de um dia viver no Éden restaurado –
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...