terça-feira, 2 de setembro de 2014

Oséias 7 Comentários

Lições de Vida

Leitura Bíblica- Oséias 7
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Ontem um amigo, estudante de teologia (Higor Bonot) postou uma frase interessante: "Falta pouco para as igrejas funcionarem num sistema de liturgia drive-thru: alguém passa, pega um texto bíblico, pede uma bênção ou uma cura, dá uma oferta e vai embora, sem compromisso com a fé". A questão não é “será?”; mas, “quanto falta?”

No capítulo em apreço Deus avalia Seu povo: “Eles têm duas caras, são falsos no que dizem, roubam e arrancam os olhos de quem se descuidam... Efraim se mistura com os pagãos e, assim, perde a vida [mundanismo na igreja]... Inchado de arrogância, grande como uma casa, Israel é uma desgraça coletiva. Israel se arrasta com dificuldade, sem se lembrar do Eterno... E ainda espera que eu os ajude, que eu engula esse monte de mentiras... Cortam-se até sangrar nas orgias religiosas e viram as costas para mim” (AM).

Não importa quanta religiosidade alguém ou igreja possua, sem relacionamento intenso, consistente e duradouro com Deus é inaceitável. Por zeloso que seja, por mais comprometido com rituais, etc., sem compromisso real com Deus tudo é em vão!

Diante disso, Deus já antecipa: “E a sentença final? ‘Ridículo’ no tribunal mundial da reputação” (v. 16). Muitas igrejas com seus respectivos membros e líderes, se perderão; serão condenados por viver uma religião sem a aprovação de Deus. Sendo assim, no juízo final, não haverá quem os livre.

Oseias usa metáforas que explicam os religiosos inaceitáveis a Deus:

1. Religioso “forno aceso”: que tem paixão ardente pela sensualidade, um descontrole diante das bebidas alcoólicas, intensões desenfreadas para pensar no pecado, que conspira contra os outros e, por fim, descamba para a apostasia (vs. 4-7).

2. Religioso “pão que não foi virado”: que é influenciado em vez de influenciar, que busca socorro em tudo menos em Deus, que não amadurece, e, quando busca a Deus o faz de forma errada (vs. 8-10).

3. Religioso “pomba enganada”: que busca esconderijo errado em vez de buscar a Deus, que causa a ira de Deus pensando estar agradando-O, que caminha para a destruição pensando na salvação, que foca mais no materialismo do que no espiritual, que ignora e desobedece a Deus (vs. 11-15).

Que tipo de religioso é você? Deus quer um relacionamento sério! Você aceita?

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...