terça-feira, 14 de outubro de 2014

Ageu 2 Comentários

Lições de Vida

Leitura Bíblica- Ageu
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Foi num tempo de paralisia espiritual, quando o povo estava acomodado, após regressar do cativeiro babilônico, e sem recursos suficientes para todos, que Deus levantou o profeta Ageu para libertar Seu povo da letargia espiritual. Ageu deve cumprir ainda hoje seu objetivo através de seu livro.

A mensagem do profeta foi poderosa e eficaz: Os líderes e o povo reagiram e reconstruíram o templo em quatro anos, terminando-o em 516 a.C. Tal reconstrução era importante para o primeiro advento do Messias (vs. 2-9).

Pode ser que a tua igreja esteja como o templo em que as pessoas da época de Ageu tinha: inacabado. Era um esqueleto em ruína parecido a um cadáver que se decompunha, e a espiritualidade dos membros era visível na estrutura do templo (vs. 10-14). Não seria nosso caso também?

Há um tom messiânico está na frase: “virá o Desejado de todas nas nações” (v. 7) – explica Merril F. Unger. Desta forma, extraímos as seguintes implicações:
1. Um templo arruinado e esquecido é símbolo de desprezo Àquele que é o único que pode libertar as nações de sua escravidão no pecado (vs. 10-14).
2. Meras cerimônias de purificação não purificam ninguém, mas o render-se de coração ao Senhor traz solução para os graves problemas econômicos da nação (vs. 15-19).

3. Um dia o Céu e a Terra serão abalados a fim de que o Reino de Deus seja restaurado plenamente sobre os reinos mundanos: A segunda vinda de Cristo é nossa maior esperança (vs. 20-22).

4. Um dia, Jesus, o Filho de Davi, tipificado por Zorobabel, filho de Davi, assumirá o trono do mundo e Sua administração será plena de harmonia, honra e glória (v. 23).

Desta forma, o profeta abriu os olhos do povo para o presente: O templo ; e, para o futuro: O Messias vindouro. Mostrou o efêmero: a construção; e, apresentou o eterno: O Messias glorificado. Apontou a atualidade: A casa de culto para o momento; e, a escatologia: Quando não haveria necessidade de edificações para a adoração.

Jesus, o Desejado de todas as nações, deve ser entronizado hoje em nosso coração a fim de que haja salvação de nossa mornidão espiritual e aconteça o reavivamento pleno de nossa alma. Quem se dispõe?
Priorize Deus! / Heber Toth Armí

Imagens do Google –
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...