quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Exortação ao arrependimento- Zacarias 1

Lições de Vida
Exortação ao arrependimento
Comentários : Zacarias 1

“Portanto dize-lhes: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Tornai-vos para mim, diz o Senhor dos Exércitos, e eu me tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos.” Zacarias 1:3

Zacarias foi contemporâneo de Ageu e passou pelos mesmos problemas que ele. Quando o povo voltou de Babilônia as coisas não davam certo; o trabalho não rendia, uma seca não permitia colheitas, havia pobreza na terra, os muros ainda estavam  no chão e o templo estava destruído. Israel e Judá estavam 
destruídos como reinos na terra, mas muitos do povo de Deus estavam ali.

O capítulo 1 de Zacarias faz uma chamada fervorosa ao arrependimento. Zacarias Lembrou os pecados de seus pais. Ver Zacarias 1:2, Lembrou o cativeiro. Ver Zacarias 1:6. Exortou-os a fugir daqueles pecados. Ver Zacarias 1:4.

Não foi fácil para os retornados do exílio ter que conjugar a reconstrução da vida com o temor de Deus, a reconstrução do templo e a oposição e perseguição dos inimigos vizinhos. Quem quiser ver mais sobre este período da reconstrução do templo poderá ler em Esdras nos capítulos 5 e 6 partes emocionantes deste tempo.  Por isso, ao voltarem, estavam felizes mas também apreensivos. Assim acontece conosco também. Temos que procurar conciliar os nossos afazeres com a causa de Deus. Sabendo ainda que o povo, fiel de Deus, terá de passar por sérias dificuldades no tempo do fim.

No meio de disso tudo Deus suscitou o profeta Zacarias para levar ânimo ao povo. Deus mandou dizer: “tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós.” Deus é sempre misericordioso! Em Zacarias 1 mostra que Deus estava irado com os pecados, e não com os pecadores, mas que estava disposto a perdoar caso se arrependessem

Veja o texto: “E o anjo que falava comigo disse-me: Clama, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Com grande zelo estou zelando por Jerusalém e por Sião. E com grande indignação estou irado contra os gentios em descanso; porque eu estava pouco indignado, mas eles agravaram o mal. Portanto, assim diz o Senhor: Voltei-me para Jerusalém com misericórdia; nela será edificada a minha casa, diz o Senhor dos Exércitos, e o cordel será estendido sobre Jerusalém.” Zacarias 1:14-16.

Com que diligência procura Deus quando comete um pecado? Deus também está a esperar por nosso arrependimento e confissão. Nenhum cristão verdadeiro pode viver sem confessar os pecados a Jesus. (adaptado)

Fonte :Visões de esperança (Zacarias) – comentários da lição Escola Sabatina- 8 a 15/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...