quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Lições da Vida de Jesus-Mateus 19

Lições da Vida de Jesus

Leitura Bíblica- Mateus 19
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Há dois tipos de questionadores: os que querem aprender e os que não querem entender. O último está aberto para a ignorância; o segundo, para a sabedoria. Eis porque a mesma Palavra de Deus provoca reações diferentes nas pessoas. Quem é você, afinal?

Ao Jesus ensinar, “um dia os fariseus vieram provocá-lo: ‘É permitido um homem divorciar-se da esposa por qualquer razão?’. Ele respondeu: ‘Vocês não leram que o Criador, no plano original, fez o homem e a mulher um para o outro, macho e fêmea? Por causa disso, um homem deixa pai e mãe e une-se à sua esposa, tornando-se uma só carne com ela. Não mais dois, apenas um.  Deus criou uma união perfeita, que ninguém pode ter a ousadia de profaná-la’” (vs. 1-6).

Para dar certo, a vida conjugal deve ser orientada pelo plano original. Destacaremos quatro verdades:

1. Deus planejou o casamento heterossexual: Macho e fêmea, homem e mulher;
2. Deus idealizou o casamento monogâmico: Apenas um(a) parceiro(a), não mais;
3. Deus delineou o casamento monossomático: Para ser uma só carne, unidade;
4. Deus projetou o casamento para ser indissolúvel: O que Deus uniu não se pode separar.

Dor, angústia, lágrimas, mágoas, ódio, coração ferido, etc. vêm de não seguir as sábias orientações da Palavra de Deus. O divórcio não foi invenção divina, nunca; Deus não é a favor disso (vs. 7-12).

Outra coisa, Jesus mostra que todo relacionamento humano deve estar em segundo plano em relação e Ele (vs. 28-30). Quem colocar cônjuge, familiares, propriedades – qualquer coisa – no lugar que Cristo deve ocupar, se decepcionará com a religião. Questionará para não entender.

Riquezas são obstáculos ao verdadeiro cristianismo. Jesus disse ao rapaz obediente aos mandamentos que buscava uma religião mais profunda: “Se quer mesmo dar tudo de você, venda seus bens e dê tudo aos pobres. Toda a sua riqueza, então, estará no céu. DEPOIS venha me seguir” (v. 21). Abatido, apegou-se aos bens...

Lição: “É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus”.

O amor divino não é irresistível, Deus não é coercivo. Seguir a Jesus nunca deve ser por obrigação. É questão de decisão! Decida-te!

Não deixe que nada interfira entre você e Deus! /Heber Toth Armí 

Imagens do Google 
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos dos livros de Genesis a Malaquias  você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...