sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Atos 1 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  dos Apóstolos de Jesus
Leitura Bíblica- Atos 1
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Agostinho, cristão do quarto século, quando confrontado por alguém que exibia ostensivamente seu ídolo e interpelava: “Aqui está meu deus, onde está o de vocês?” Ao que Agostinho respondeu: “Não posso mostrar a você meu Deus, não porque não exista nenhum Deus para mostrar, mas porque você não tem olhos para vê-Lo”.

O Espírito Santo foi dado aos membros da igreja instituída por Cristo a fim de iluminar e ajudar pessoas a verem Deus em Sua Palavra. Atos dos Apóstolos foi escrito pelo Médico Lucas, dedicado a Teófilo, com o objetivo de oferecer o resultado de uma pesquisa sólida sobre o Messias.

Lucas escreveu o Evangelho que leva seu nome, e, Atos. “O Evangelho [...] trata das origens da Igreja. Atos trata do desenvolvimento da igreja. O fio que une o Livro de Atos é a parte desempenhada por Cristo e pelo Espírito Santo na Igreja em formação. Cristo, agora à direita de Deus, continua provendo poder aos que compõem Sua Igreja, como fez enquanto esteve na Terra” (Walter Scragg).

Segundo a agenda de Cristo, ao traçar a rota evangelística dos apóstolos (v. 8), a proclamação deveria...

1. Começar em Jerusalém (Capítulos 1-7);
2. Passar por Samaria (Capítulos 8-12);
3. Chegar até os confins da Terra (Capítulos 13-28).

A melhor forma de demonstrarmos nosso amor por Cristo é unirmos ao Seu povo e testemunhar com fervor aos de perto e aos de longe. Veja que podemos distrair-nos com aquilo que consideramos importantes (vs. 6-7), como:
1. Tempo/cronologia/datas;
2. Profecia/escatologia;
3. Teologia/conhecimento teórico.

Além disso, Jesus mostrou que antes de testemunhar é necessário consagrar-se. Antes de buscar conhecimento, importa permanecer em comunhão. Ao invés de abrir o mapa profético aos líderes de Sua igreja, Jesus abriu a agenda missionária. Você está focado?

Outro ponto: Os apóstolos lançaram sortes e escolheram Matias para suceder Judas. “Em boa fé e total dedicação ao Senhor, os apóstolos lançaram sortes [...]. Mas eles haviam determinado os dois candidatos. Deviam ter perguntado se Deus queria esses dois, em vez de qual dos dois”, esclareceu Scragg.

Lição: Não devemos buscar ajuda divina para escolher opções que são aceitáveis a nós; deixe o campo aberto à completa direção do Espirito Santo.

Primeiro, abra teus olhos; depois, os olhos dos outros!
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...