domingo, 15 de março de 2015

I Coríntios 1 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida

Leitura Bíblica-I Coríntios 1
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Em famílias, Igrejas, trabalho ou escola, é possível perceber muitos relacionamentos arruinados. Pessoas que se deram bem no passado, no presente vivem relacionamentos despedaçados em mil pedaços. Isto, devido às paixões desenfreadas e destrutivas!

“Tenho uma preocupação séria a compartilhar com vocês, meus amigos, pela autoridade de Jesus” – diz o apóstolo Paulo, “tentarei ser o mais direto possível: vocês precisam aprender a entrar em acordo. Devem ter consideração uns pelos outros, cultivando a vida em comum.... Me deram uma notícia preocupante: que estão brigando entre vocês” (vs. 10-12).
Isso acontecia em Corinto quando Paulo esteve em Éfeso, cerca do ano 55 d.C.

A despeito disso, em sua introdução, Paulo elogiou os crentes de Corinto. “Toda vez que penso em vocês – e o faço com frequência! –, agradeço a Deus pela vida que levam, com livre acesso a Ele, concedido por Jesus [...]. Cristo pode ser visto claramente na vida de vocês [...]. Além disso, Deus está com vocês disposto a mantê-los no caminho...” (vs. 1-9).

Ou seja, por mais errada que a igreja estava, Paulo não a critica, acusa ou condena – fazer isso à igreja é função do diabo. Paulo exorta, repreende e orienta. Somente quem tem sabedoria do Céu pode lidar com problemas como fez o apóstolo.

“Os erros e abusos da igreja de Corinto ocorriam porque os cristãos de lá se comportavam como homens irregenerados, como crentes mundanos, e não espirituais” (Merril Unger). Será na família, igreja e sociedade hodierna não existem crentes assim?

Como agir?
1. Focar na cruz de Cristo - todos! (v. 17).
2. Substituir a sabedoria humana pela sabedoria divina (vs. 18-31).
A cruz de Cristo é um convite para a morte do EGO-EU e das paixões humanas. E, a sabedoria divina supera em muito os pensamentos mais profundos dos humanos, é importante obtê-la!

Pessoas sem valores, cujos pensamentos mais elevados são considerados loucuras, pecadores, quando se rendem a Deus, são transformadas (vs. 26-31). A cruz proporciona isso. Aquilo que somos não é o que Deus precisa, Ele é Deus onipotente, autossuficiente. Porém, Ele é tudo o que nós precisamos.
Portanto, estando em Cristo, temos tudo o que precisamos. Jesus se torna sabedoria, justiça, santificação e redenção; fora disso, não há nada em que podemos orgulhar-nos.

Curta e compartilhe:

“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos dos livros de Genesis a Malaquias  você encontra em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...