domingo, 29 de março de 2015

I Coríntios 15 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida

Leitura Bíblica-I Coríntios 15
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Este capítulo inteiro aborda a questão da ressurreição dos cristãos mortos. Ele enche-me o coração de alegria e esperança, pois em fevereiro e março deste ano a morte ceifou dois avós meus; como foram fieis cristãos, creio sincera e concretamente que eles se levantarão da tumba quando Jesus retornar.

Dos 58 versículos, o meu preferido deste capítulo é o 19, que diz: “Se tudo que temos de Cristo serve apenas para alguns poucos anos de vida, coitados de nós” (AM); ou com diz a versão RA: “Se nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens”. Dê atenção a estas palavras no contexto do texto.

1. Para sanar dúvidas dos Corintos e de muitos que têm contato com o Evangelho, Paulo argumentou que a ressurreição de Jesus era essencial ao cristianismo (vs. 1-19). Uma das provas é que após ter morrido e ressuscitado, Jesus apareceu a muitos. Se Cristo não ressuscitou, como muitos pensam, não existe esperança nenhuma no mundo, e todo empenho para evangelizar é perca de tempo.

2. A ressurreição dos cristãos mortos é promessa baseada na ressurreição de Cristo. No Antigo Testamento as primícias eram os primeiros frutos apresentados a Deus no primeiro dia da semana após a Páscoa; assim Jesus é a primícias dos cristãos que morreram; Sua ressurreição é a certeza da ressurreição dos cristãos mortos (vs. 20-34).

3. Certamente nenhum morto entrará no Céu. Nem vai diretamente ao Céu assim que morrer. Então, como será o cristão “ex-morto” após a ressurreição? Ele será ressuscitado por Cristo, seu corpo será transformado: glorioso, poderoso e imortal. Carne e sangue, (o que é carnal: corrupto e imoral) não herdarão a vida eterna; então todos serão restaurados a semelhança do corpo de Cristo após a Sua ressurreição, mas todos seremos carne e osso, sobretudo perfeitos (vs. 35-58).

Com Sua morte Jesus predestinou a morte da morte. Em breve a morte deixará para sempre de existir. Quando Cristo voltar (parousia) a este mundo, ressuscitará àqueles que antes de morrer entregaram-Lhe a vida.

A esperança na ressurreição de nossos entes queridos dá sentido ao cristianismo que não existe em nenhuma outra religião! Pena que esta crença esteja deturpada em muitas denominações cristãs! 

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos dos livros do Antigo e Novo Testamento    você encontra em:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...