segunda-feira, 30 de março de 2015

I Coríntios 16 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida

Leitura Bíblica-I Coríntios 16
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Aquele que diz crer em Cristo, e não vive regido pelo Evangelho ensinado e aplicado por Cristo está crendo de maneira errada, perdendo tempo. A salvação real é vista na transformação real do coração resultando em mudança de vida.

Neste capítulo Paulo conclui sua primeira carta aos crentes de Corinto, o qual segundo Gordon D. Fee aborda:

1. Sobre as ofertas: Como fazer preparativos para ofertar (vs. 1-4) e os preparativos de viagem de Paulo e Timóteo (vs. 5-11).

2. Temas conclusivos: Exortações finais (vs. 13-18) e saudações finais (vs. 16-24).

Dentre as muitas lições, destacam-se:

1. Quando há igrejas afligidas, carentes, outras devem ser motivadas e orientadas a fazerem coletas de caridade (vs. 1-4);

2. A presença de um líder espiritual consagrado é fundamental numa igreja que precisa cuidados (vs. 5-9);

3. Líderes espirituais comprometidos não devem ser desprezados, ainda que como Timóteo, sejam bem jovens, ou como Apolo, tenham muitos compromissos (vs. 10-12);

4. Verdadeiros cristãos devem ser desafiados diariamente à prática da vigilância, fé (perseverança), amor, e aprender a valorizar, considerar e respeitar àqueles que trabalham para Cristo (vs. 13-18);

5. Por fim, após transmitir várias saudações, Paulo encerra o capítulo e conclui sua carta com estas palavras: “Se alguém não ama ao Senhor, perderá a bênção! Aguardem a vinda do Senhor! Por Sua graça, o Senhor Jesus está sempre de braços abertos para vocês. Eu amo todos vocês no Messias, em Jesus. Amém”.

As palavras finais são fortíssimas. Deixam qualquer cristão pensando/repensando. Elas resumem a teologia de todo o livro:
Os membros da igreja devem ir além da mera crença em Jesus, devem amá-lO; quem assim proceder amará também ao seu próximo. Os fieis devem ir além da crença do retorno de Cristo, devem aguardar Sua vinda. E, a graça de Cristo está à disposição de todo pecador para oferecer-lhe perdão.
As últimas palavras de Paulo exemplificam o comportamento esperado de cada membro do corpo de Cristo: Cada crente deve nutrir um amor divino por seu próximo. Isso resolverá o problema da igreja e unirá o corpo de Cristo.

Enfim, para que sejamos crentes reavivados, Paulo apela: “Fiquem de olhos abertos, sejam firmes na fé, compartilhem o que receberam, sejam corajosos e sempre ajam com amor”.

Reavivemo-nos! –

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos dos livros do Antigo e Novo Testamento    você encontra em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...