domingo, 7 de junho de 2015

Tiago 1 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  

Leitura Bíblica- Tiago 1
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Tiago é uma carta com teologia prática. Equipada com sabedoria ela é equiparada a Provérbios, no Antigo Testamento. Sua mensagem enobrece o caráter, fortalece o intelecto e aumenta a sabedoria pessoal para enfrentar os desafios do dia-a-dia.

O primeiro capítulo é assim dividido, com base em Peter H. Davids:

1. Primeira parte: Provas, sabedoria e riquezas:
• Ser provado proporciona alegria (vs. 2-4);
• A sabedoria chega através da oração (vs. 5-8);
• A pobreza sobressai sobre a riqueza (vs. 9-11).

2. Segunda parte: Provas, discurso e generosidade:
• Ser provado proporciona bênçãos (vs. 12-18);
• O discurso puro não contém ira (vs. 19-21);
• A obediência exige generosidade (vs. 22-25);
• Resumo e transação (vs. 26-27).

As palavras de Tiago são eloquentes. Ele é “pregador”, observa Thodor Zahn, “mas fala como profeta. Com exceção dos pronunciamentos de Jesus, a veemência de sua linguagem não tem paralelo na literatura cristã do século I”. Sendo judeu e irmão de Jesus que, inicialmente, devido ao preconceito rejeitou-o como Messias, converteu-se, testemunhou sobre Ele e escreveu este livro inteiramente cristão.

O primeiro capítulo aborda sobre o sofrimento cristão. As provações são importantes para o amadurecimento espiritual. Entretanto, as maiores desgraças da vida são aquelas das quais não se tira nenhuma lição de vida.

O amadurecimento que resulta do sofrimento deve levar-nos a Deus em busca de sabedoria, mais do que livramento. Assim, quanto mais aumenta nosso conhecimento, mais evidente fica nossa ignorância. Então, maior será nossa dependência de Deus.

Deus tem propósitos nobres em permitir que Seus filhos enfrentem provações, Ele os quer maduros e completos (vs. 1-8), humildes e focados em Sua palavra (vs. 9-25), vivendo o ideal de cristianismo na prática (vs. 26-27). Para isso é importante saber que experiências cristãs não são as coisas que acontecem na vida, mas o que o cristão faz com tudo o que acontece em sua vida.

Alguns ensinamentos de Tiago merecem ser especificados:

1. Os sentimentos arruinados dão à luz ao pecado; este, ao nascer, gera a morte (vs. 13-15)
2. Independente das circunstâncias, todo cristão deve ser calmo, puro e manso (vs. 19-21);
3. O religioso que não põe freio na sua língua é um perdido iludido tanto quanto aquele que não pratica diariamente o cristianismo (vs. 26-27).

Vamos repensar nossa religiosidade?

Imagens do Google
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...