segunda-feira, 8 de junho de 2015

Tiago 2 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  

Leitura Bíblica- Tiago 2
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Fraternidade torna-se real e intensa com a crença na irmandade existente quando estamos em Cristo. Tal crença descarta parcialidades e promove a igualdade no tratamento aos que se reúnem para adorar, louvar e comungar com o Senhor.

É intencional Tiago iniciar este capítulo dirigindo-se aos leitores com a expressão “meus irmãos”; esta expressão “deveria já preparar o terreno para a exortação contra a discriminação da irmandade [...]. Tiago exorta os cristãos, a saber, os que professam crer naquele que é o Senhor da glória, a parar de tratar as pessoas com base na aparência” (Augustus Nicodemus).

O discernimento humano está corrompido, portanto, deve-se tomar cuidado com todo julgamento precipitado. “Quando os cristãos se deixam levar por perversos pensamentos no julgamento de outros, cometem parcialidade e acepção de pessoas. Diversas vezes na carta Tiago adverte seus leitores a que não se tornem juízes de seus irmãos”. No verso 4, Tiago “não somente condena os que se tornam juízes dos outros, mas também aqueles que o fazem movidos de perversos pensamentos” (Nicodemus).

1. A visão de Deus é diferente da visão humana, portanto, uma delas está errada, a qual não pode ser a visão divina; por isso, o ser humano não sabe julgar corretamente.

2. A riqueza segundo Deus é diferente da riqueza segundo a humanidade; Deus valoriza o que as pessoas desprezam – portanto, não é possível ao ser humano julgar corretamente.

3. Além de limitado, o discernimento humano é falho, imperfeito; diferentemente do divino que é perfeito.

4. O cristão deve seguir a Lei régia do amor para não julgar e fazer acepção de pessoas, nem discriminação entre pobre e rico honrando um e desprezando outro.

“Cristãos que fazem acepção de pessoas, são preconceituosos contra os pobres, julgam pelas aparências e mostram favoritismo aos ricos bem vestidos, são na realidade cristãos apenas na aparência. No dia do juízo serão condenados e sentenciados ao castigo eterno, sem qualquer misericórdia”, comenta Nicodemus.

Por isso, Tiago mostra crente até os demônios são. Eles creem em Deus. A fé vai além da crença como revela Tiago e ilustra com a vida de Abraão e Raabe (vs. 14-26). Novas atitudes e ações caracterizam aqueles que são, de fato, cristãos!

A fé viva torna o cristão ativo e reavivado!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos do Antigo e Novo Testamento você encontra em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...