segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Jó 42 Comentários Pr. Heber Toth Armí

Jó 42
Comentários Pr. Heber Toth Armí

Refletindo e estudando Jó, meu pai, Alier Armi de Oliveira, chegou à seguinte conclusão: “Precisamos de fé como Jó para que sejamos homens e mulheres de oração capaz de interceder por pecadores perante Deus”.

Meditando nos argumentos falhos e defeituosos de Jó e na repreensão de Deus, aprendemos que precisamos pensar e repensar baseando-se na revelação divina, não em nossa experiência ou suposta sabedoria.
Após Jó ouvir a Deus e reagir com humildade, reconhecendo sua tremenda limitação, suas falhas e seus pecados, arrependendo-se profundamente de seus defeitos de caráter, Deus interagiu com ele (vs. 1-6). Conforme Francis I. Anderson o resultado foi:
1. O veredito de Jeová (vs. 7-9);
2. A restauração de Jó (vs. 10-17).

Chama-me a atenção o contraste da introdução com a conclusão do livro. Deus que havia dito duas vezes que Jó era “homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal” (1:8; 2:3; ver também 1:1), agora está diante de Deus, humildemente, reconhecendo que falou coisas ilícitas: “Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia” (42:3).

Além disso, Jó foi mais fundo e declarou para Deus: “Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza” (v. 6).

Jó não era perfeito. Suas crenças e suas declarações não eram perfeitas. Ele era tão pecador quanto eu e você. Somente a justificação pela fé mediante a graça de Deus é que nos faz justos no tribunal divino. A única forma de sermos justificados e restaurados por Deus agora (e/ou no juízo) está em apegar a Deus sem titubear, assim como fez Jó.

Se Jó e seus amigos falaram o que não deviam, por que Deus só repreendeu os amigos e não Jó? Simplesmente porque eles foram orgulhosos demais, não permitiram que nenhuma verdade mudasse suas opiniões expressas com convicção. Eles se apegaram à mentira mesmo com provas contrárias. Contudo, a graça estendida a Jó também foi estendida a eles.

Como assim?

Deus os orientou a buscar em Jó um intercessor, então Deus aceitou-os mesmo que não disseram o que era reto (vs. 7-9), entretanto, isso aconteceu somente depois de oferecerem os holocaustos, símbolos da graça de Cristo.

Humilhemo-nos, intercedamos e reavivemo-nos na Palavra! – Heber Toth Armí #rpsp #ebiblico #rbhw

Você que participou conosco, o que você tem a dizer-nos do livro de Jó?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...