quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Salmo 16 Comentários Pr Heber Toth Armí

Salmo 16
Comentários Pr Heber Toth Armí

Um relacionamento sério, intenso, profundo e exclusivo com Deus preencherá satisfatoriamente nosso coração como nada o fará. Somente quem se entrega numa parcela única a Deus experimenta a totalidade das bênçãos da espiritualidade genuína.

Este salmo é joia preciosa entre os salmos. É uma poesia inspiradora que revela em palavras sublimas o significado de uma confiança exclusiva em Deus – quando Deus não é apenas o primeiro, mas tudo na vida.

1. Por Deus ser Senhor da vida do crente, este sente-se guardado, confiante e abençoado; ao encontrar O Salvador, o perdido pecador encontra sentido e propósito na vida – o que não acontece com quem se converte por prestações (vs. 1-2).

2. Bom relacionamento com Deus gera bons relacionamentos com cristãos e com pagãos; crentes e incrédulos, idólatras e ateus tornam-se alvos do amor de Deus por meio daqueles que experimentam a essência real da verdadeira religião (vs. 3-4).

3. Uma teologia correta e clara resulta numa teologia prática impactante e atraente; como Davi, o pecador salvo testemunhará ousada e alegremente de Deus (vs. 5-8), como sendo um...

a) ...bom e sábio conselheiro (Psicólogo);
b) ...hábil e expert mestre (Pedagogo);
c) ...guia e instrutor sempre presente (Coach);
d) ...base e apoio certo (Segurança).

4. Nem mesmo a morte assombrará os mortais, que não apenas colocam a Deus em primeiro lugar, mas em tudo em sua vida; a esperança na ressurreição para uma vida eterna supera a tristeza e o desespero ocasionados pela morte (vs. 9-11).

Tire tempo para meditar: QUANDO...

• ...a felicidade estiver exclusivamente em Deus, não em “nenhum destes demônios da terra [que] se impõem a todos os que os amam” (BJ), ela não será efêmera, mas eterna.

• ...a confiança estiver posta exclusivamente em Deus, declarar-se-á: “Estou feliz por dentro e, por fora, firmemente formado” (AM) – uma felicidade incomparável e indescritível.

• ...toda devoção e louvor são dados exclusivamente a Deus, nossa visão é transformada, a esperança torna-se motivadora e a emoção aguçada.

Os apóstolos Pedro e Paulo citam este salmo (ver Atos 2:25-31; 13:35-37); pois, “este cântico de confiança se concentra em Deus e na alegria de Sua presença, usando um vocabulário que progride rumo à predição da ressurreição do Messias” (Bíblia Andrews).

Nossa confiança em Deus se dá através de Cristo! – Heber Toth Armí #rpsp #ebhw #ebiblico,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...