quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

SALMO 51 – Comentários Pr Heber Toth Armí

SALMO 51 –
Comentários Pr Heber Toth Armí

Há pessoas apodrecendo no pecado, agarradas nos braços do diabo, aliadas às tramoias dos demônios, usando máscaras de sorrisos; estão definhando, carregando peso de amargura e fardos de tristezas.

Neste salmo, “talvez o que mais se destaca é a atrocidade do pecado; o autor não pode descansar até que seja perdoado”, comenta Roland E. Morphy.

Após diversos pecados cometidos, Davi foi confrontado pelo profeta do Senhor; então, humildemente, expôs profundos sentimentos do coração. “Plenamente convencido do pecado, Davi deixa as palavras de penitência jorrarem de seu coração quebrantado e contrito” observa William MacDonald.

Desta forma, este Salmo “é uma oração por perdão e por santificação por meio do Espírito Santo. Votos de gratidão pelas misericórdias de Deus e promessas para o futuro acompanham a petição. Talvez nenhuma outra passagem do AT descreva com tanta clareza o genuíno pecador arrependido que confia no poder de Deus para perdoar e restaurar como este relato da experiência de Davi” (Francis D. Nichol).

Portanto, “esse Salmo é uma escada que começa em um poço horrível, de lama suja e vai até as alturas de ensolarada alegria, onde brota o cântico do pecador arrependido e perdoado. Aí está o gemido da ovelha perdida toda arranhada de espinhos, perseguida por cães selvagens, lançada no pantanal, mas que o pastor achou e, jubiloso, levou para casa. Esse caminho já foi trilhado por miríades de arrependidos” (F. B. Meyer).

Agora, observe atentamente e com oração alguns pontos importantes do Salmo:

1. A maneira correta de lidar com o pecado é: Encará-lo, confessá-lo para, então, ser perdoado.
2. O perdão é real e traz alegria e paz ao culpado que expressa confissão sem fingimento e exprime um quebrantamento genuíno.
3. Usar máscaras para encobrir pecados é sofrer calado sabendo que há um caminho para a libertação dessa escravidão e sofrimento angustiante.
4. Pecar contra pessoas é rebelar-se e atacar a Deus, é fazer o mal perante os olhos divinos. Contudo, em Deus existe plena restauração e satisfação.

Precisamos apelar à misericórdia divina (vs. 1-2), reconhecer que pecados atingem a Deus (vs. 3-4), confessar e pedir perdão (vs. 5-13), para, então, fazer votos de louvor (vs. 14-15), rever os conceitos de adoração (vs. 16-17) e, desejar a restauração do próximo (vs. 19-19) – Heber Toth Armí #rpsp #ebiblico #rbhw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...