segunda-feira, 6 de março de 2017

SALMO 126 – Comentário Pr Heber Toth Armí

SALMO 126 –

Comentário Pr Heber Toth Armí

 Relembrar com alegria os atos divinos no passado e dedicar-se à oração no presente garante-nos um futuro proeminente. Leia com atenção e oração o salmo em questão, depois prossiga nesta reflexão:

• O povo de Deus tem histórias interessantes para compartilhar (vs. 1-3). 

Deus sempre operou em prol de Seu povo na história. Assim como Deus libertou Israel do cativeiro babilônico após 70 de exílio, o Israel neotestamentário foi liberto do cativeiro papal após 1260 de perseguição, inquisição e opressão. A história do remanescente fiel está marcada por terríveis desafios, exílios e martírios, mas Deus sempre concedeu vitórias impressionantes (ver Daniel 7:25; 12:7; II Tessalonicenses 2:1-10; Apocalipse 11:2; 12:6, 14).

• Apesar dos miraculosos atos divinos, o povo de Deus ainda enfrenta grandes desafios, por isso precisa clamar (v. 4). 

Quando Israel volta do cativeiro percebe que Jerusalém está em ruínas, suas casas derribadas e suas terras cheias de cascalhos; então, se volta para Deus em oração esperando que opere também nesta situação. Desafios semelhantes acompanharam o remanescente dos dias mais recentes. Após 1798, milhares se envolveram num impactante reavivamento mundial, para, em seguida encontrar-se num imenso deserto de apatia espiritual (ver Apocalipse 2:1-3:22). A espiritualidade de muitos está seca como um deserto, mas devemos clamar pela chuva do Espírito para lavar nossa alma e produzir o fruto da conversão.

• O futuro para o povo de Deus só parecerá promissor após buscar ao Senhor em oração (vs. 5-6). 

As expectativas positivas surgem apenas quando se busca a Deus com sinceridade de coração. Suas promessas não caducam, elas se adaptam a cada situação, tempo e lugar. Diante das crises econômicas, políticas, eclesiásticas, familiares, espirituais e missionárias podemos contar com a força e discernimento de Deus para saber como agir; então, com determinação em meio aos desafios, avançarmos confiante que Deus ajudará e recompensará (ver Mateus 24:4-44; 28:18-20; Apocalipse 13:1-14:13).

Os remanescentes do exílio babilônico que retornaram para Sião enfrentaram todo tipo de desafios (ver Neemias 1-6); entretanto, removeram os entulhos e reergueram a cidade de Jerusalém. O remanescente do tempo do fim, liberto da opressão papal, também precisa remover vários entulhos da tradição para alcançar vitórias. 

• Quem clamar, confiará nas promessas divinas, e agirá com fé!

Mesmo com lágrimas, vamos avançar confiantemente buscando pelo reavivamento? – Heber Toth Armí #rpsp #ebiblico #rbhw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...