sexta-feira, 14 de abril de 2017

Provérbios 15 Comentário Pr Heber Toth Armí

Provérbios 15
Comentário Pr Heber Toth Armí

Se é verdade que o pior “cego” é aquele que não quer ver, deve ser verdade também que o pior louco é aquele que rejeita a sabedoria divina porque crê que a sabedoria humana a supera.

Na realidade, a loucura nos afasta da sabedoria; o contrário também é verdade: A sabedoria nos afasta da loucura (Tiago 3:13-18). Todavia, só é possível obter sabedoria na companhia do Deus das Sagradas Escrituras (Romanos 11:33).

Quem se sente desprovido de sabedoria, deve buscá-la; jamais ignorá-la (Tiago 1:5). Pois, segundo Provérbios 15, ela nos livra de males e nos proporciona bênçãos!

Ligando o capítulo anterior com este, Bruce K. Waltke analisa que, “por meio de sinônimos ‘fúria’ (14.35) e ‘furor’ (15.1), uma sequência sobre o modo de falar, adverte acerca das palavras dolorosas que incitam a ira e acerca dos efeitos benéficos de uma língua dócil no reparo dos estragos (15.1-4)”.

Observe estes dois grandes pontos:

1. A alegria que resulta de instruir-se com a sabedoria e, a tristeza que resulta em rejeitá-la (vs. 1-19, 30-33).

2. A alegria que resulta em viver a justiça e a retidão baseadas na revelação de Deus e, a consequência da sua rejeição objetivando viver os próprios desejos do coração (vs. 20-29).

Os retos e piedosos são deleitáveis ao Senhor, enquanto que, os perversos, orgulhosos e ímpios são deletérios.

Sobre o versículo 29, diz Waltke, “o provérbio deixa de falar de pessoas e passa a falar de Deus, dando a razão teológica para ser reto. Nas crises o Senhor se aproxima para responder às orações dos retos que falam de modo construtivo na comunidade, mas se mantém afastados das orações dos perversos que falam de maneira destrutiva” do, e, ao seu próximo.

Witness Lee diz: “Melhor é o pouco, havendo o temor do Senhor, do que grande tesouro onde há inquietação. O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e a humildade precede a honra”.

• A solução para cada situação está na dependência total do Deus que anseia por nossa transformação radical.

• O segredo do sucesso não está nos diplomas ou em status, mas em temer ao Senhor em todos os lugares, sempre.

Permitimos Deus reger nossa existência quando humildemente aplicamos os princípios de sabedoria em nosso coração diariamente! – Heber Toth Armí #rpsp #ebiblico #rbhw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...