sábado, 1 de abril de 2017

Provérbios 2 – Comentário Pr Heber Toth Armí

Provérbios 2 –
Comentário Pr Heber Toth Armí

Ser sábio – eis o segredo da vida! A felicidade verdadeira depende do nível de nossa sabedoria. A paz constante em nosso coração depende de agir sempre pautado pela sabedoria autêntica.

• Sem sabedoria, a vida é uma loucura – cada dia despenca para o precipício da amargura (veja Provérbios 1:7, e o restante do capítulo).

A introdução do Livro de Provérbios termina só no capítulo 9. Portanto, ainda não adentramos literalmente no estudo dos provérbios bíblicos. Antes de considerarmos o capítulo em pauta, anote isso em um caderno de estudo (ou em tua própria Bíblia):

1. O autor de Provérbios é o Espírito Santo, mas o escritor em sua maior parte foi Salomão, o qual plantou um jardim (Eclesiastes 2:5) e desenvolveu seu conhecimento de:

a) Botânica;
b) Agronomia;
c) Zoologia;
d) Ornitologia;
e) Entomologia;
f) Ictiologia.

2. Salomão escreveu 3.000 provérbios; dos quais, cerca de 600 foram preservados na Bíblia.
3. Salomão compôs 1005 músicas, das quais temos os Salmos 72 e 127, e também a mais sublime das músicas românticas: Cântico dos cânticos.

Como pode alguém ter sido, assim, tão sábio? De I Reis 4:29-34 destaca-se as seguintes explicações: A sabedoria...

• ...é um dom de Deus, pois sendo Onisciente é a fonte da sabedoria;
• ...é dada por Deus como, quando, quanto e a quem Ele quiser, dependendo da atitude de quem O busca;
• ...originada em Deus supera a qualquer conhecimento adquirido neste mundo independente dEle.

Voltemos ao capítulo em questão: Provérbios 2. Ali encontramos que, para obter sabedoria é necessário...

• ...Dedicar-se a buscá-la incessantemente. É preciso incessante esforço devido à imensurável ignorância e tolice em nossa sociedade. Portanto, a sabedoria é uma raridade, acessível aos piedosos (vs. 1-4).

• ...Envolver-se com Deus a ponto de tornar-se discípulo dEle. Sua criação e Sua revelação (a Bíblia) são formas dEle comunicar sabedoria aos seres humanos pecadores, mas precisamos dEle para recebermos explicação correta e alcançarmos interpretação verdadeira (vs. 5-6).

• ...Ignorar, desprezar a tolice/loucura que presenteia-nos com decepções, tristezas, aflições e angústias, para dedicar-se a obter sabedoria, a qual protege-nos das agruras da vida, supera todas as riquezas, e traz o conhecimento de nosso Criador (vs. 7-10).

“Provérbios não é autorretrato, nem um livro de etiqueta. Na verdade, contém a chave da vida” (Derek Kidner).

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí #rpsp #rbhw #ebiblico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...