sábado, 8 de abril de 2017

Provérbios 9- Comentário Pr Heber Toth Armí

Provérbios 9
Comentário Pr Heber Toth Armí

As decisões tomadas hoje determinarão teu destino amanhã. A sabedoria é essencial para a permanência da vida.

Em Provérbios, a sabedoria é personificada numa mulher que chama, convida e insiste (1:20-33); vista como mais preciosa que pérolas e, todos os seus planos são de paz (3:3-18). Ela deveria ser tão íntima como uma irmã (7:1-5).

Além disso, como uma belíssima mulher atraente, a sabedoria anseia compromisso intenso conosco (9:1-6). Porém, como tudo de bom que Deus faz, o diabo prepara uma contrafação, a sabedoria possui uma rival, uma mulher que é sua concorrente: chama-se loucura. A qual, embora seja tão atraente quanto a verdadeira sabedoria, seu caráter é deprimente e sua conduta questionável (vs. 13-18).

A loucura passa-se por sábia. Sem discernimento somos incapazes de saber qual das duas é “isca” e qual é verdadeira sabedoria. Observe, pois, que, ambas...

• ...Possuem sua morada no alto da cidade (vs. 3, 14);
• ...Convida homens disponíveis a sua residência (vs. 4, 16);
• ...Oferecem comida e água (vs. 5, 7);
• ...Ofertam mais que uma refeição (vs. 11, 18).

Fica evidente, no texto inspirado, que a maior diferença está no resultado de aceitar a oferta, da sabedoria ou da loucura.

1. A sabedoria oferece vida: Promete libertação da ignorância, e do pecado que leva à morte; resultando em festa, alegria, paz e prazer eternos no Céu, começando aqui na Terra uma transformação do caráter (vs. 10-12).
2. A loucura, personificada numa prostituta cultual, rouba a vida dos que a ela se associam, e vão com ela ao inferno. Em vez de...
a) ...transformação, haverá deformação do caráter (v. 17);
b) ...festa – vida, haverá funeral (v. 18);
c) ...ir ao Céu, irá ao inferno (v. 18).

Só existem dois caminhos, de Deus ou do diabo; da justiça ou do pecado; da verdade, ou da falsidade; o estreito e o largo; da benção e da maldição; da graça e da desgraça; da vida e da morte; do Céu e do Inferno.

“Como vendedores convidando fregueses para entrar em suas lojas, a sabedoria e a loucura convidam o leitor a escolher o caminho a seguir. É uma questão de vida ou morte” (Duane A. Garrett). Quem você acha que tem mais fregueses?

Qual você escolhe: a sabedoria ou a loucura? – Heber Toth Armí #rpsp #rbhw #ebiblico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...