terça-feira, 8 de agosto de 2017

Jeremias 14 Comentário Pr Heber Toth Armí

Jeremias 14
Comentário Pr Heber Toth Armí

Dramatizações, ditados populares, sermões apelativos, Deus usa de tudo para chamar a atenção dos que pensam que seguir seus próprios conceitos, interesses e prazeres os farão sentir-se bem.

Agora Deus aproveita à seca, desnutrição e desesperança para falar ao duro coração do povo (vs. 1-6). O povo ora, clama a Deus, pede perdão, como se Deus fosse um pronto-socorro para atender seus interesses momentâneos (vs. 7-9); por isso, Deus não atende tais orações (v. 10).

DEUS...
• ...não é pronto-socorro.
• ...não é brinquedo.
• ...deve ser levado a sério.

Medite profundamente:

• A religião verdadeira requer compromisso constante e intenso com Deus.
• Viver “perambulando por aí”, “sem se preocupar em saber para onde” vai, revela descompromisso com o Deus que salva e compromisso com a destruição.

Deus disse a Jeremias para não interceder pelo povo. Disse que, ainda que o povo jejue, intensifique suas orações, e ofereça-Lhe todo tipo de oferta, Ele não atenderá (vs. 11-12).

Jeremias apresenta a Deus uma situação problemática: os pregadores sem base bíblica. Eles proclamavam coisas positivas. O povo gostava de ouvir. Diziam que não havia problema nenhum com o povo e sua espiritualidade perrengue. Deus, porém, respondeu: “Esses pregadores são mentirosos e usam o meu nome para encobertar mentiras. Eu nunca os enviei e nunca dei ordens a eles. Eu nem mesmo falo com eles. Os sermões que andaram pregando por aí são meras ilusões, emaranhados de mentiras, assobios no escuro” (v. 14).

Esses pregadores vão morrer de fome, e o povo que lhes ouve vai virar um monte de cadáveres, exatamente o oposto do que afirmam os pregadores populares (vs. 15-16).

Deus Se compadece e chora por Seu povo. Deus Se entristece e anseia a salvação dos que estão à beira da perdição. Então, Ele pede a Jeremias para revelar Suas emoções ao povo (vs. 17-18).

Teimoso, Jeremias intercede pelo povo (vs. 19-22), após Deus pedir para não fazer (v. 11).

Reflita e tome atitude:

• Orações vazias, mecânicas e ritualísticas não impedem nenhuma terrível calamidade.
• Rejeição ao Senhor não se resolve com simples orações, mas com arrependimento de coração.
• A maioria dos “pregadores da Palavra” não pregam verdadeiramente a Palavra de Deus, mas as suas. O destino deles será pior que dos pecadores, pois eles os enganam.

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí
#ebiblico #rpsp #rbhw

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...